Trufas Crocantes de Cacau!

IMG_20150317_135021

No meio da tarde bate aquela vontade de um brigadeiro ou de algum doce. Mas você adoraria comer algo que fosse tão gostoso quanto o queridinho porém sem deixar aquele peso enorme na consciência, certo?

Transforme o seu desejo em realidade ao fazer estas trufas deliciosas em casa, sem leite  e sem açúcar refinado, com ingredientes naturais e cheios de benefícios para  a sua saúde!

Além de ser uma ótima sobremesa, estas trufas podem ser levadas na bolsa como um lanchinho energético, ótimo para aquele horário entre as 16h e as 18h quando sentimos nosso corpo pedindo por algum doce.

Os ingredientes estrelas são as tâmaras e o cacau. A tâmara é uma fruta muito usada na culinária árabe, normalmente é encontrada na forma de fruta seca nos mercados, na seção de produtos importados.  É uma excelente fonte de energia, pois contém carboidratos simples e complexos, aumentando a disposição e a sensação de bem-estar. O cacau já é famoso por aqui, sabemos das suas propriedades anti-oxidantes, benefícios para o coração, diminuindo a pressão arterial e é claro, para o bem-estar feminino, principalmente no período da TPM em que o cacau ajuda a aliviar os sintomas deste período.

Esta receita tem o toque especial da biomassa de banana verde, que além de ajudar na consistência cremosa das trufas, agrega os benefícios da saciedade e da diminuição da glicose no sangue, leia mais sobre seus benefícios aqui. Em breve vou postar mais receitas com este ingrediente.

Vem ver como é fácil de fazer!

Trufas crocantes de Cacau

Rendimento: 18 a 25 trufas

Ingredientes:

  • 250g ou1 xícara de tâmaras secas sem caroço
  • 4 a 5 col. sopa de cacau em pó orgânico
  • 5 col. sopa de aveia em flocos, sem glúten se preferir
  • 100g de amêndoas trituradas.
  • 4 col. sopa de biomassa de banana verde
  • 3 col. sopa nibs de cacau (opcional)
  • 200 g de farinha de amêndoas ou coco ralado sem açúcar

Preparo:

  1. Deixe as tâmaras secas hidratando em uma vasilha com água filtrada, tampe e deixe na geladeira por no mínimo 6 horas antes de usar. Caso você queira usar as tâmaras inteiras (mais macias) apenas retire o caroço e deixe de molho por 30 minutos antes de usar.
  2. Se você não encontra a farinha de amêndoas no mercado, você pode fazer a sua em casa. Basta usar o seu liquidificador ou processador. Para obter as amêndoas trituradas, coloque 300g de amêndoas inteiras no liquidificador e ligue por alguns segundos, deixando pequenos pedaços para dar crocância as trufas. Separe em torno de 4 a 5 colheres de sopa, e continue processando o resto até que obtenha uma farinha fina, tudo bem se ficar alguns pedaços. Retire e reserve.
  3. Em um processador ou liquidificador, coloque as tâmaras com apenas um pouco da água que em estava de molho, e processe até obter um creme pastoso, que lembre a consistência de doce de leite. Quanto mais homogêneo mais cremosa as trufas vão ficar.
  4. Adicione então o cacau em pó e a aveia em flocos e bata até misturar todos ingredientes, em torno de 30 seg. a 1minuto.
  5. Adicione a biomassa de banana e bata rapidamente até misturar bem.
  6. Transfira esta massa para uma vasilha grande, adicione as amêndoas trituradas, coloque metade da farinha de amêndoas (ou coco ralado), os nibs de cacau e misture com uma colher. Misture até obter uma consistência firme, fácil de modelar. Se necessário coloque mais farinha de amêndoas até obter a consistência de massa de cookies.
  7. Você pode colocar em forminhas de silicone, com a ajuda de uma colher (foto abaixo), ou faça bolinhas com as mãos e enrole na farinha de amêndoas e coloque em forminhas de papel.
  8. Leve a geladeira por 2h antes de servir ou ao freezer se quiser mais firme.
  9. Aproveite e compartilhe com quem você gosta!!
  10. Guarde em pote fechado por até 1 semana na geladeira ou até 1 mês no freezer.

IMG_20150317_130900

Gostou desta receita?Compartilhe com as suas amigas!

Você tem alguma sugestão de doce saudável que você gostaria de ver aqui no site?

Escreva para contato@taisabohrer.com com o seu comentário ou dúvida, ficarei muito feliz em conversar com você!

Já conhece o Movimento Ame-se Por Inteiro? Vai lá no Instagram ver o que as mulheres estão aprontando para se amar cada vez mais.

Até mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *