Receita de Hummus e benefícios do Grão-de-bico

Você já comeu hummus caseiro? Se ainda não, eu recomendo muito esta receita! Sem conservantes, corantes e usando apenas ingredientes naturais, esta pastinha será uma bela opção para o lanche da tarde quando você quiser algo simples mas saboroso e nutritivo!

Este creme salgado fica delicioso como uma pastinha para  receber os amigos como um aperitivo com vegetais crus, como brócolis, couve-flor ou baby cenouras, mas também é uma ótima opção para o lanche da tarde. Em 10 minutos está pronto, simples e rápido! Caso você use o grão-de-bico  enlatado, preferencialmente orgânico, escorra bem e enxágue para remover o excesso de sódio. O ideal é comprar os grãos in natura para cozinhar na sua casa, deixando de molho por no mínimo 8 horas e trocar a água por 3 vezes, para facilitar o processo de cozimento e remover os antinutrientes que dificultam a digestão.

  • O grão-de-bico é da família das leguminosas, assim como o feijão, lentilha e ervilha. E é conhecido por ser uma fonte de proteínas, fibras, potássio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. 
  • 100g de grão-de-bico contém 21g de proteína, 12 g de fibras, 11% de cálcio, 46% de zinco e 8% de vitamina A, da quantidade diária recomendada para um adulto.

Entre os principais benefícios do seu consumo, estão a diminuição dos níveis de colesterol LDL no sangue e dos riscos de desenvolver doenças cardíacas. Este alimento pode ser um aliado da flora intestinal, promovendo a regularidade dos movimentos intestinais. Este grão também  é rico em um aminoácido chamado triptofano, que é a fonte principal na produção de serotonina, o hormônio responsável por promover a sensação de bem-estar, bom-humor, regula o sono, apetite entre outras funções, o que ajuda muito naqueles dias em que todo chocolate do mundo não parece o bastante (não precisa ser assim).

Vamos a receita então!

961540_859935444030405_980979206_n

Receita de Hummus 

Tempo total de preparação: 10 minutos.

Ingredientes

  • ¼ de copo de suco de limão espremido na hora ou vinagre de maçã orgânico
  • ¼ ou 3 colheres de sopa de copo de tahini (pasta de sementes de gergelim)
  • 1 dente de alho
  • 2 a 3 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • ½ col de chá de sal
  • 250g ou 1 xícara grande de grão-de-bico cozido
  •  Água filtrada, o quanto precisar
  • Ervas aromáticas e temperos  a gosto, eu uso cominho, orégano, páprika epimenta-preta.

Preparo

  1. Em um liquidificador ou processador , coloque o tahini e o suco de limão e bata por 1 minuto. Passe uma espátula nas beiradas e bata por mais 30 segundos.
  2. Adicione o alho, o azeite de oliva e sal. Bata por 1 minuto, passe a espátulanas bordas e bata novamente.
  3. Adicione metade dos grãos-de-bico. Bata por 1 minuto, deixe homogêneo e adicione os grãos restantes e bata por 2 minutos, até ficar com a consistência cremosa.
  4. Deixe o creme homogêneo, ligue o liquidificador e adicione a água até atingir a consistência desejada.
  5. Sirva com um toque de azeite de oliva, páprika ou orégano. Guarde o restante em um recipiente de vidro fechado na geladeira por até uma semana.
  6. Sirva com vegetais crus ou com biscoitos de linhaça ou quinoa.

Gostou desta receita? Então deixe um comentário e compartilhe com quem você gosta

Taísa Bohrer é coach de alimentação consciente, formada pelo Institute for Integrative Nutrition, especializada em Nutrição Integrativa, instrutora de meditação, técnicas de relaxamento, e terapeuta Reiki. Sua minha missão é apoiar mulheres a aprenderem a fazer escolhas conscientes sobre como alimentam seu corpo, mente e alma, e viver plenamente uma vida saudável e feliz.
Clique aqui e saiba como marcar uma consulta gratuita e descobrir como você pode ter este acompanhamento!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *