Receita de Hummus e Benefícios do Grão-de-bico para a saúde

Esta receita precisa apenas de alguns minutos e um liquidificador para ficar pronta, e tem um sabor melhor que qualquer hummus pronto do supermercado. Depois que você fizer verá que é tão fácil que provavelmente vai virar seu go-to snack ou aperitivo. E suja quase nada de utensílios, o que é mega importante para nós que não amamos lavar-louça.

10719012_859936557363627_36333180_n

Fica delicioso como um molho para acompanhar petiscos ou com baby cenouras para o lanche da tarde! E em 10 min está pronto, simples e rápido!

E o melhor, você não precisa remover a casquinha de cada grão ( a não ser que você queira pagar promessa, rs), use o grão-de-bico que você compra enlatado mesmo, mas não esqueça de lavar e drenar bem. Se comprar o grão para cozinhar, não esqueça de deixar de molho por 8 horas antes para facilitar o processo de cozimento.

 

O grão-de-bico é da família das leguminosas (assim como o feijão, lentilha e ervilha) e é conhecido por ser uma fonte de proteínas, fibras, potássio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.  Para ter uma ideia, 100g de grão-de-bico contém 21g de proteína, 12 g de fibras, 11% de cálcio, 46% de zinco e 8% de vitamina A da quantidade diária recomendada para um adulto.

Entre os principais benefícios do seu consumo, podemos citar a diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue e da possibilidade de doenças cardíacas. É benéfico para a flora intestinal, fortalecendo o intestino. Este grão também  é rico em um aminoácido chamado triptofano, usado pelo organismo para produzir serotonina, o hormônio responsável por promover a sensação de bem-estar, o que ajuda muito naqueles dias em que queremos comer todo chocolate do mundo (você me entendeu né).

Bom, mas chega de papo e mãos a obra!

Receita de Hummus

Tempo total de preparação: 10 minutos.

Ingredientes:

¼ copo de suco de limão fresco

¼ copo de tahini (óleo de gergelim)

1 dente de alho picado ( ou alho em pó)

2 col sopa de azeite de oliva

½ col de chá de sal

1 lata de grão-de-bico, retire o líquido e passe por água novamente

2 col de sopa de água ou mais se precisar

 

Preparo:

  1. Em um liquidificador ou processador , coloque o tahini e o suco de limão e bata por 1 minuto. Passe uma espátula nas beiradas e bata por mais 30 segundos.
  2. Adicione o alho, o azeite de oliva e sal. Bata por 1 minuto, passe a espátula e bata novamente.
  3. Adicione metade dos grãos-de-bico. Bata por 1 minuto, deixe homogêneo e adicione os grãos restantes e bata por 2 minutos, até ficar com a consistência cremosa.
  4. Deixe o creme homogêneo, ligue o liquidificador e adicione a água até atingir a consistência desejada.
  5. Sirva com um toque de azeite de oliva, páprika ou orégano. Guarde o restante em um container na geladeira por até uma semana.

961540_859935444030405_980979206_n

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *