Receita de Brownie com Beterraba – Vegan e sem glúten

Sim, você leu certo! E este brownie foi aprovado pelos paladares mais exigentes!

Resolvi colocar beterraba numa receita de brownie e deu muito certo! Se você torce o nariz para este vegetal, pode ser que você mude de ideia com este bolo! A beterraba é rica em anti-oxidantes, suporta as funções do fígado e tem propriedades anti-inflamatórias. Claro que para obter a maior parte de nutrientes possível o melhor é cozinhar rapidamente ou assar a beterraba, porém, que tal experimentar um bolo que pode ser a porta de entrada para outras criações com este alimento tão rico?

Eu quis fazer algo que de certa forma gerasse o efeito surpresa para quem fosse experimentar! A textura e cor são exatamente iguais ao brownie, cremoso e denso na medida, e o sabor é praticamente igual, a não ser pelo toque de melado que traz uma “brasileirisse” para este doce. Levei este bolo para o pessoal do grupo de meditação da minha querida amiga Adriana Souza, do Hoje eu me sinto, e desde então estava aprimorando a receita para ficar ainda melhor! ( Veja aqui você uma receita com beterraba para desinchar).

Aprenda esta receita deliciosa e  nutritiva agora!

RECEITA DE BROWNIE COM BETERRABA

Rendimento: 12 a 18 quadrados

Ingredientes
  • 4 beterrabas pequenas ou 2 grandes cruas
  • 2 xíc. de farinha de arroz integral ou farinha de coco
  • 6 colheres de sopa cheias de cacau em pó puro (orgânico de preferência)
  • 3 colheres de sopa de melado de cana  (melaço de cana)
  • ½ xíc. e mais 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou de açúcar de coco
  • ½ xíc. de óleo de coco derretido ou de manteiga sem sal derretida
  • 1 copo americano de água ou meio copo de leite de coco diluído
  • 2 colheres de linhaça moída ou chia
  • 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
Preparo
  1. Lave bem as beterrabas e retire as extremidades. Se não forem orgânicas, pode descascar ou apenas retirar as áreas “machucadas”. A casca tem muitos nutrientes e eu adoro aproveitá-las. Não precisa cozinhar, isso conserva as propriedades ainda mais.
  2. Ligue o forno para aquecer na temperatura de 180ºC, forre uma travessa de vidro ou cerâmica de 20cm, quadrada, com manteiga ou com óleo de coco e enfarinhe levemente.
  3. Coloque a linhaça ou chia para hidratar com um pouco de água, elas substituem os ovos. Você pode usar 1 ovo também se preferir, mas aí deixa de ser vegan.
  4. Corte as beterrabas em cubos leve para o liquidificador ou processador com água ou leite até cobrir. Bata até conseguir triturar o máximo possível.
  5. Adicione o óleo de coco derretido, o melado e ligue o liquidificador novamente. Desligue e passe uma colher ou espátula para ajudar a ficar homogêneo.
  6. Adicione o cacau em pó, o açúcar e bata por alguns segundos. Desligue e vá adicionando a farinha aos poucos. Misture com uma colher e ligue novamente o liquidificador por alguns segundos até misturar bem.
  7. Transfira esta massa para um recipiente médio, e adicione o restante da farinha e por último, o bicarbonato de sódio. Misture devagar e incorpore bem.
  8. Quando a massa estiver bem incorporada, transfira para a travessa untada.
  9. Coloque para assar por 50 minutos em forno a 180º, e só abra o forno depois de 40 minutos para olhar. Retire quando a camada estiver bem firme e comece a rachar. O brownie fica cremoso portanto o teste do palito não funciona nesta receita.
  10. Pode ser guardado na geladeira por até 5 dias em pote hermeticamente fechado.

Se quiser cobrir com uma calda de chocolate, sugiro fazer o seguinte:

Derreta em banho-maria 50g de chocolate 85% cacau, adicione um pouco de leite de coco ou de amêndoas, 2 colheres de óleo de coco, 1 colher de sopa cheia de cacau em pó e 2 colheres de sopa de açúcar de coco. mexa em fogo baixo até ficar cremoso, depois cubra o brownie  eleve a geladeira.

Outra sugestão: coloque castanhas ou sementes de abóbora trituradas na massa antes de transferir para a forma, para dar crocância e aumentar a saciedade. Outra ideia é colocar alguns morangos em pedaços na massa já na forma, que vão derreter e dar um toque contrastante no sabor.

Gostou da receita? Volte para me contar o que achou do resultado!

Compartilhe com quem você gosta e deixe seu comentário, vou adorar responder suas dúvias ou ouvir suas sugestões!

 

Imagem: whatislori.com (Pinterest)

2 thoughts on “Receita de Brownie com Beterraba – Vegan e sem glúten

    1. Obaaa! Vem me contar como ficou depois Fer!! Ficou demais com a caldinha de chocolate que está no final da receita e com uma geléia de blueberries orgânica, sou suspeita mas precisava dizer hehe! Beijos flor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *