Quinoa e seus benefícios para a saúde

Você já deve ter ouvido falar deste grão tão famoso, que é na verdade um cereal. Mas você sabe porque a quinoa é um dos alimentos mais completos e indicados para uma alimentação saudável? Se ainda não, vou te contar algumas razões aqui.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

A quinoa tem o maior perfil nutricional e o tempo de cozimento mais rápido de todos os grãos. É um alimento que fornece energia de alta qualidade e tem sido cultivado e consumido por cerca de 8.000 anos nos planaltos da Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Os Incas eram capazes de correr longas distâncias em uma altitude elevada devido ao consumo deste “super grão”. Não é de se duvidar que eles precisavam de um alimento cheio de vitaminas e minerais que garantisse tanta energia!

Contém todos os oito aminoácidos para (1)

Geralmente, três tipos de quinoa são mais facilmente encontrados nos mercados: a dourada, mais comum, a vermelha e preta, que são tão ricas em anti-oxidantes quanto frutas vermelhas. Estes anti-oxidantes combatem os radicais livres, garantindo a jovialidade a nível celular.

Além dos anti-oxidantes em grande proporção, a quinoa vermelha possui um sabor e textura que lembra a carne moída, sendo uma ótima opção para substituir em molhos por exemplo e recheios de lasanha e tortas por exemplo.

A quinoa é considerada um alimento completo e pode ser usada de várias formas. Como acompanhamento, como substituta de carnes, incrementando uma salada, e até mesmo na preparação de bolos e pães. Hoje a farinha de quinoa e a quinoa em flocos estão sendo encontradas mais facilmente em lojas de produtos naturais. Por não conter glúten torna-se uma boa opção para as pessoas com a doença celíaca ou com sensibilidade.

COMO PREPARAR A QUINOA CORRETAMENTE

Antes de cozinhar, a quinoa deve ser lavada para retirar as toxinas ou antinutrientes,  que são a proteção natural do grão contra parasitas e doenças. Similar ao processo que fazemos com o feijão, estes antinutrientes são retirados ao deixar a quinoa de molho por no mínimo 1h antes de cozinhar. Ela contém um revestimento natural que protege o grão, chamado saponina. O ideal é deixar de molho em um pote fechado de 6 a 8h antes do cozimento e trocar a água 2 ou 3 vezes. Ao fazer isso, a saponina produz uma espuma na água, e você só precisa escorrer e lavar bem a quinoa novamente antes de cozinhar.

A preparação da quinoa é muito similar a do arroz. A quantidade de água é a mesma, 2 copos de água para 1 copo de quinoa. Use água fervente, coloque sobre a quinoa em uma panela funda, tampe e deixe em fogo médio alto nos 10 primeiros minutos.

IMG_20150223_125429

Dica: Você pode refogar a quinoa antes com um pouco de óleo de coco ou manteiga, e com cebola picada, fica ainda melhor! Use os temperos da sua preferência.

Quando a água começar a borbulhar, abra um pouco a tampa, deixe mais 15 minutos em fogo médio-baixo, até a água ser absorvida. Quando uma auréola mais clara estiver fora do grão e ele estiver macio, desligue e escorra o excesso de água se necessário. Sirva como  um acompanhamento para peixes e vegetais, ou acrescente pepino, tomate e abobrinha e em cubos para uma salada refrescante!

Para economizar tempo, cozinhe uma quantidade maior de quinoa e guarde o restante na geladeira por até 5 dias. Pode ser congelada por mais tempo caso necessário, neste caso procure resfriar o alimento rapidamente logo após cozinhar para garantir as propriedades.

A quinoa sem tempero pode ser reaquecida com um pouco de leite de amêndoas ou de coco, assim você tem um mingau protéico e nutritivo. Adicione frutas secas, nozes e canela em pó para garantir um café da manhã quentinho e gostoso para os dias mais frios, fica uma delícia!

Gostou destas dicas? Se sim, inclua este rico e delicioso alimento na sua lista de comprar na próxima vez que for ao mercado, e compartilhe com quem você gosta!

Taísa Bohrer é coach de alimentação consciente, especializada em saúde integrativa pelo Institute for Integrative Nutrition (NY) e sua missão é ajudar as mulheres que querem se sentir mais confiantes e bonitas de dentro para fora através de escolhas mais conscientes, ao transformar a mentalidade e a relação entre o corpo físico, emocional e mental.
Clique aqui e saiba como ter o meu apoio para você se descobrir na melhor versão de você mesma!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *