Quer mais energia? Ative a sua disposição e bom-humor através da alimentação!

O seu humor não está dos melhores, você se sente mais cansada (o) ou indisposta(o), a vontade de fazer qualquer atividade que exija algum movimento é quase nula e o seu apetite está cada vez maior. Você já se sentiu ou se sente assim agora? Estas sensações podem ser causadas por vários fatores do ambiente, como ficar muito tempo em locais fechados e sem iluminação natural, estar em uma estação de clima mais frio e com menos exposição a luz do sol, ou alguns fatores individuais, como sono insuficiente, questões emocionais e claro a deficiência de nutrientes importantes para a saúde do organismo.

Além disso, o seu corpo também pode estar pedindo por atenção e carinho! Por mais que temos necessidades físiológicas, é com o corpo que nossos sentimentos pode ser notados e recebidos. Sabe aquela vontade de hibernar debaixo das cobertas de preferência com uma caixa de chocolates e com muita comida por perto, (quem não?)! rsrs Isso é um sinal de que não é apenas a alimentação, sol ou sono que você precisa, mas também observar estes sinais e compreender melhor o que eles dizem.

Sementes de girassol
Sementes de girassol

A boa notícia é: existem formas de amenizar estes efeitos de indisposição e mau-humor e ainda diminuir aquela vontade de comer tudo o que vemos pela frente com a ingestão de certos alimentos ricos em propriedades que aumentam a disposição de energia corporal!

Até porque não somos ursos e não podemos dar um pause na nossa vida só por que está frio e o sol não está aparecendo tão frequentemente certo!

E aí vem a pergunta: O que fazer para aumentar a disposição e o bom humor? Uma alimentação coorida, variada e equilibrada é uma estratégia chave nessa hora. Vem comigo que vou te contar algumas dicas para obter mais energia a partir dos alimentos de forma fácil e sem mistérios!

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B 

Dentre outras funções, as vitaminas do complexo B são importantes para metabolizar a energia a partir dos carboidratos, proteínas e gorduras que ingerimos através da comida. Dentre as principais funções, estas vitaminas poderosas ajudam a combater a fadiga e podem diminuir os níveis de stress, regulam o apetite e digestão e contribuem para a saúde do sistema nervoso.

Podemos encontrar estas vitaminas em abundância na semente de girassol, na castanha do Pará, na castanha de caju, amêndoas, nozes, amendoim, aveia, feijão, lentilha e arroz integral. Outras boas fontes são os ovos, brócolis, abacate, atum, couve, carne vermelha magra, carne de frango e fígado e melado de cana.ovovs e abacate

Ovos no café da manhã são uma boa pedida para quem gosta de algo quentinho e que mantenha a saciedade. Sabia que ovos são maravilhosos para a saúde da pele também pois contribuem para a produção de colágeno?! E comer até 3 ovos por dia NÃO é prejudicial para o colesterol, pelo contrário, a gordura encontrada na gema é benéfica para o cérebro e para o metabolismo.

Outra opção para quem precisa de uma refeição rápida é deixar a aveia em flocos de molho na água ou no leite de amêndoas na noite anterior em um vidro fechado e pela manhã acrescentar frutas como banana ou maçã picados, sementes de girassol, nozes, e se precisar adoçar, um pouquinho de mel. Veja aqui uma receita bem fácil para seu café da manhã. Canela em pó dá o toque especial e ainda contribui para ativar o metabolismo e você começar bem seu dia.

Falando em acelerar o metabolismo e regular o apetite…

Você já deve ter ouvido falar nos benefícios do óleo de coco para a saúde. Não é por acaso que em muitas regiões do Indo-Pacífico a palmeira é chamada “Árvore da vida”. O óleo de coco contém uma alta concentração de triglicerídeos de cadeia-média (TCM’s ou MCT’s) que são gorduras saudáveis que ajudam a diminuir o apetite, aceleram o metabolismo ativando a queima de gordura. Isso significa que apesar do alto valor calórico, o consumo de energia será aumentado com o seu consumo, o que faz o seu corpo queimar mais do que ingeriu!! Que beleza hein!

Que tal um doce de coco e cacau para saciar sua vontade de doces e ainda ativar o seu metabolismo?

832505-coconut-oil

O bom funcionamento do cérebro está inteiramente ligado a ingestão de gorduras boas. Se você sente que precisa de um reforço para as suas funções cerebrais, comece a consumir mais alimentos derivados do coco, como o óleo, farinha e leite de coco. Você pode fazer em casa sua farinha e leite de coco, veja aqui como é fácil.

água de coco é uma bebida muito boa para a recuperação dos eletrólitos e minerais perdidos durante uma atividade física intensa. Opte pela água natural pura, sem açúcar adicionado para não comprometer o seu peso. O óleo de coco pode ser usado para “fritar” ovos (para o café da manhã por exemplo) ou em receitas que não aqueçam a temperaturas muito altas. Também pode ser usado em receitas que levariam manteiga, como bolos, muffins ou panquecas.

E o que faço com a vontade de comer doce?

Coma brigadeiro ou sorvete de banana (veja receita aqui)!!! Sou fã dessa fruta! São tantos benefícios, além de ser barata e prática de levar na bolsa para um lanche on-the-go. Bananas ajudam a diminuir sintomas da depressão e melhoram o humor pois contém triptofano, aquela substância que estimula a produção de serotonina. Yes baby, sabe aqueles dias de TPM? Coma uma banana e veja o seu mundo ficar mais alegre! Faça o teste!

Quer uma sobremesa muito fácil de gostosa e que seja nutritiva? Grelhe uma banana cortada ao meio no óleo de coco, retire da frigideira e cubra com uma calda feita com uma colher de sopa de manteiga de amendoim ou óleo de coco derretido, uma colher de chá de cacau, um pouquinho de água ou leite vegetal e uma pitada de canela e um fio de mel! Simplesmente não tem como ficar sem energia depois desta delícia!11254236_399781446881209_813314831_n

Bananas são ricas em potássio, mineral essencial para a boa manutenção dos músculos e por manter a pressão arterial equilibrada, diminuindo as chances de doenças cardíacas. Por conter anti-ácidos naturais, acalma dores de estômago e úlceras. Dê preferência a fruta madura, com a casca cheia de pontinhos pretos, pois contém em torno de 90% de açúcares de absorção lenta, ótimo para aquela hora da tarde em que bate uma vontade de comer doce ou antes de um exercício físico, assim você tem uma fonte de energia durante a atividade.

A combinação de banana congelada com cacau 100% em pó é algo a se experimentar! Você pode fazer um smoothie com leite de coco ou simplesmente misturar com um garfo banana, cacau, manteiga de coco ou de amêndoas e fazer um creme que lembra brigadeiro, coloque na geladeira para ficar mais firme e bon appétit (é de lamber os dedos). 

O chocolate consumido a menor quantidade de açúcar possível têm suas propriedades mais evidenciadas, portanto escolha as opções com maior concentração de cacau, procure no rótulo algo mencionando acima de 70% cacau sempre. Este alimento tem as mesmas propriedades anti-oxidantes que o vinho tinto, estimulando a imunidade e a longevidade com saúde, fortalecendo a saúde cardiovascular. Também ajuda a flora intestinal a combater microorganismos invasores e facilita a digestão. Evite comer cacau  ou chocolate a noite pelo seu efeito estimulante.

Cacau in natura

E quanto a TPM Taísa? Faça do chocolate seu amigo e lembre que ele aumenta aquela sensação de conforto e prazer que muitas mulheres precisam nestes dias, pois seu consumo estimula a produção de serotonina, assim como a banana e castanhas! Sempre que possível compre cacau orgânico, pois em torno de 30 tipos de pesticidas são utilizados no cultivo convencional do cacau. E ao optar por um chocolate meio-amargo de qualidade, um pedaço pequeno satisfaz muito mais que um chocolate ao leite e cheio de açúcar. Quer tomar um chocolate quente? Ótimo, mas evite usar leite de origem animal pois o mesmo inibe a absorção dos polifenóis presentes no cacau. Prefira o leite de amêndoas, leite de coco ou água quente, e adoce com melado de cana, açúcar de coco ou demerara.

Agora que você já sabe algumas formas de ativar a sua energia e bom-humor, quero saber que alimentos que você vai adicionar no seu dia-a-dia e qual o resultado que você deseja obter?

Comente abaixo e compartilhe com quem você gosta!

4 thoughts on “Quer mais energia? Ative a sua disposição e bom-humor através da alimentação!

    1. Fico feliz que gostou Lila!! Se usar algumas das sugestões volte para contar o que achou! Um beijo.

  1. Noooosssaaaaa Taísa adorei as dicas….e vou “surupiar” umas receitinhas que usam o chocolate…ultimamente tenho tido uns ataques por “doces” que venho controlando com a deliciosa banana com canela bem quentinha…..mas vou experimentar alguns docinhos feitos com o chocolate. Amei!

    1. Aline querida, que bom que gostou! Gratidão pela sua visita aqui! Fique a vontade para usar todas receitinhas e comer com muito prazer! Eu sou uma chocólatra assumida por isso amo tanto fazer meus doces em casa! Depois me conta o que achou das receitas que experimentar! Beijõs e volte sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *