Pesto de Abacate e Mostarda Dijon

Humm abacate!! Nunca imaginei que eu iria gostar tanto dele! Hoje ele não pode faltar na minha cozinha!! Talvez você ainda não goste tanto assim de abacate e por isso vim te contar o que me fez me apaixonar por ele!

Eu sempre torci o nariz para abacate, minha mãe tentava me empurrar ele amassadinho com mel, mas nunca fui muito fã dele na minha infância e adolescência. E para falar a verdade, só fui começar a gostar mesmo depois que conheci os inúmeros benefícios que ele promove para a nossa saúde.

O abacate e suas variedades, como o avocado, que é a forma encontrada em maior quantidade aqui nos supermercados do Canadá, é rico em gorduras mono-insaturadas, as quais ajudam a equilibrar os hormônios, sendo muito indicado para aumentar a fertilidade feminina! Quem está pensando em ser mãe pode incluir ele todos os dias na sua alimentação.

É uma fonte de potássio, magnésio, anti-oxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir chances de doenças cardiovasculares e regulando a pressão sanguínea. Contém Ômega 3, vitamina C e também ajuda no processo natural de eliminação de toxinas do corpo. Parece que ele é uma super fruta mesmo!!

Mal julgado seu alto valor calórico, o que amedronta quem está buscando controlar o peso, o abacate é na verdade um super alimento, que se consumido com moderação, pode ajudar a viver com saúde e com uma boa forma física. Você não vai engordar comendo abacate, mas sim colocando açúcar na batida que você faz com o abacate ok?

Mas não vai começar a comer mais que  4 colheres de sopa de abacate por dia, ou 1 avocado pequeno, que este efeito pode se inverter. Apesar de ser um alimento muito nutritivo e cheio de benefícios, o exagero não é o caminho, como com qualquer outro alimento.

E para te ajudar a incluir esta delícia na sua alimentação (e na minha também), estou sempre testando novas formas de utilizar esta fruta, que não tem um sabor muito forte e pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas. Hoje vou ensinar a fazer um Pesto de Abacate com Mostarda Dijon! Ficou simplesmente fantástico!!!

Uma dica: para saber se o abacate está maduro, aperte e sentirá ele macio, a casca afundando um pouco, não muito.

Esta receita surgiu da minha curiosidade mesmo, pois eu tinha mostarda Dijon em casa e queria inventar um molho para dar um up na minha salada. E não é que ficou muito gostoso? Não vejo a hora de repetir esta receita aqui em casa!

Vem ver como se faz!

PESTO DE ABACATE E MOSTARDA DIJON

molho de avocado e dijon

Ingredientes
  • 1 avocado maduro ou 4 colheres de sopa da polpa de um abacate maduro
  • 1 colher de sopa rasa de mostarda Dijon (pode substituir pela mostarda comum)
  •  6 a 8 folhas de manjericão fresco
  • gotas de suco de limão fresco
  • 1 colher de chá rasa de alho picado
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
Preparo
  1. Lave o abacate, corte ao meio separe o caroço e retire a polpa da casca com a ajuda de uma colher. Lembre de retirar toda a polpa, inclusive aquela mais próxima a casca pois é onde fica a maioria dos nutrientes.
  2. Coloque a polpa e os demais ingredientes em um processador, esprema o suco de limão na hora, ligue e misture, desligue e retire das beiradas, e bata até ficar homogêneo.
  3. Sirva sobre um mix de folhas verdes, adicione grão-de-bico ou feijões cozidos, ou se preferir com carne de frango grelhada.
  4. Pode ser usado dentro de um wrap integral com folhas e salmão ou grango, imaginou a delícia?
  5. Use a sua imaginação, salpique sementes de abóbora ou de girassol, ou amêndoas laminadas. Usei aneto/funcho picadinho (“dill” em inglês) para dar um toque no final.

Espero que você goste desta receita e que passe a incrementar as suas saladas!

Se você estiver precisando de apoio para incluir mais alimentos saudáveis na sua alimentação e não sabe como, ou gostaria de aprender a escolher por você mesma, escreva para contato@taisabohrer.com contando o que você deseja mudar. Vou ficar muito feliz com a sua mensagem!

Compartilhe esta receita com suas amigas e deixe uma mensagem  se gostou!

One thought on “Pesto de Abacate e Mostarda Dijon

  1. Adorei a receita. Neste momento sou pré diabética. Não adicionando açúcares, acho que me vai ajudar alterar as refeiçẽs com mais prazer em comer. É bom receber receitas novas.
    Obrigada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *