Aprenda a fazer Leite de Coco e Farinha de Coco na sua casa

Qual não foi a minha alegria, ao encontrar COCO em um supermercado aqui perto de casa?!! Abri um sorrisão e já coloquei 2 no carrinho para fazer uns experimentos saborosos na minha cozinha!

E por um preço bem em conta, diga-se de passagem, CAD$1,49 por uma fruta tropical aqui em Montreal é um valor muito bom para um alimento tão rico como o coco!

Como eu amo fazer minhas comidinhas em casa, inventei de aproveitar tudo que o coco tem de melhor e fazer leite e farinha de coco, que são maravilhosos para muitas receitas, Com o benefício das gorduras boas do coco, os triglicerídeos de cadeia média (TCM), que favorecem o bom funcionamento do sistema nervoso e do cérebro, da grande quantidade de fibras, que aumentam a saciedade, diminuem o índice glicêmico e ajudam a diminuir o colesterol, das vitaminas do complexo B, e nutrientes com ação anti-oxidante e anti-inflamatória, os derivados do coco são ótimos alimentos para incluir nas preparações para quem deseja emagrecer com saúde ou manter o peso estável.

Quer aprender a fazer estas delícias? Então vem comigo que é fácil, basta organização!

Para fazer o leite de coco, você precisa dos seguintes utensílios:

  • 1 coco seco (da casca marrom)
  • 1 liquidificador
  • 1 coador grande ou um pano de algodão limpo
  • 1 vasilha média alta (capacidade para 2L)
  • 1 vidro grande com tampa com capacidade de 1L.
  • 1 canudo para retirar a água
  • 1 martelo para quebrar o coco
  • 1 forma retangular grande para desidratar a farinha
  • 1 folha de papel-manteiga 

Para ficar ainda mais fácil, resolvi separar as etapas em passos, assim você saberá como e todo o processo de forma bem prática! O leite fica pronto em 10 minutos, talvez 15 se você estiver fazendo pela primeira vez. A farinha leva um pouco mais de tempo, mas é no forno, você não precisa fazer muita coisa na verdade.

PASSO 1: RETIRAR A ÁGUA DO COCO (2 minutos)

Para começar, você pode pegar um prego, um palito de sushi ou um canudo mais firme, e fazer um furo em um dos 3 “olhinhos” da casca do coco. Teste os três orifícios antes, um deles será o mais fácil de abrir (não me pergunte por que…).

12047554_1037023399654941_874848785_n

Após conseguir furar o coco, aproveite o canudo e beba a água de coco fresquinha, ou vire em um copo e guarde para utilizar depois. Este líquido cheio de nutrientes pode ser usado em sucos ou smoothies, é perfeito para um lanche após o treino para repor minerais!

 

PASSO 2: ABRIR O COCO

Existem duas formas. A primeira opção: Com um martelo, você bate na casca até que rache, e assim quebre o coco em pedaços. Leva alguns minutos e não é difícil, basta atenção e cuidado para não se machucar.

A segunda opção é colocar o coco diretamente no forno pré-aquecido por uns 20 a 30 minutos, fogo baixo (150C), e a casca vai quebrar mais facilmente. Eu testei e realmente o coco quebra um pouco mais fácil e a polpa se solta com mais facilidade. Não coloque no forno microondas de forma alguma, pois neste caso você estaria colocando o coco fora.

Coco após ser aberto

 

PASSO 3: FAZER O LEITE DE COCO

Agora você tem a polpa do coco ainda na casca, e colocando uma faca de manteiga entre a casca e a polpa, separe e coloque em um recipiente.

A polpa do coco possui uma pele fina marrom, que não precisa ser retirada antes de fazer o leite, ela será separada facilmente durante o processo. Apenas lave a polpa quebre e pedaços menores para facilitar o processamento.

Este leite fica  levemente adocicado, não precisa adicionar nada na minha opinião. Além disso, você vai notar que o leite ficará bifásico depois de um tempo na geladeira, e isto é normal, pois ele é rico em gorduras boas. Antes de usar, agite bem para misturar, e sempre feche bem a tampa antes de guardar novamente na geladeira. Eu uso o leite de coco para fazer smoothies, bolos, doces e qualquer receita que levaria o leite tradicional. Cadastre seu e-mail aqui para receber as minhas receitas e novidades!

????????????????????????????????????

Para fazer o leite de coco você vai precisar de:

  • 1 litro de água filtrada ou fervida em temperatura ambiente.
  • A polpa do coco limpa e quebrada em pedaços pequenos
Preparo:
  1. No liquidificador, coloque os pedaços de coco quebrados, para bater junto com um copo pequeno de água filtrada, o suficiente para cobrir os pedaços de polpa. Ligue e bata até triturar bem os pedaços. Quando perceber que está ficando mais difícil de bater, use uma colher para misturar e acrescente um pouco mais de água.
  2. Deixe bater por alguns minutos, até ficar homogêneo, e acrescente mais uma porção de água. Assim que estiver praticamente homogêneo, acrescente o restante da água e bata até obter a consistência desejada de leite, eu geralmente coloco de 750 ml a 1l pois gosto mais líquido, já que é um leite rico em gorduras. Coloque mais ou menos água, dependendo do seu gosto.
  3. Após obter a consistência desejada, arrume uma vasilha média funda, com um coador grande no topo ou um pano de algodão limpo. Espere uns minutos para deixar os floquinhos marrons caírem no fundo do liquidificador.
  4. Devagar, transfira o leite para esta vasilha, passando pelo coador. Ao fazer este processo devagar, os flocos marrons ficam concentrados no fundo do liquidificador.
  5. Assim que tiver todo leite na vasilha, amasse a polpa branca com a mão ou com uma colher, apertando para extrair bem o leite. Se usar o pano, aperte e retire o máximo de líquido que puder. Reserve a polpa para fazer a farinha logo mais.
  6. Agora transfira este leite naturalmente doce para a garrafa ou pote de vidro com tampa e mantenha refrigerado por até 7 dias!

 

PASSO 4: OBTER A DELICIOSA FARINHA DE COCO

Agora que você tem o seu leite pronto, parabéns!! Vamos para a fase final desta aventura rsrs! Aproveitar a polpa de coco restante para fazer farinha de coco!

Ao processar a polpa de coco em potência máxima por vários minutos, ela deve estar bem triturada e pronta para desidratar. O objetivo agora é eliminar qualquer resíduo de água nesta farinha, assim você poderá guardar e usar quando quiser. O rendimento é de 200g a 300g de farinha, dependendo do coco.

20150907_141841 - Copy
Farinha de coco antes de ser desidratada

Na foto acima mostro a primeira vez que fiz a farinha de coco, coloquei aquela parte com os flocos marrons do lado pois queria ver a textura após desidratar, e preferi não usar. Mas ela é rica em fibras, então se misturar um pouco na farinha branca, não tem problema.

  1. Pré-aqueça o forno a uma temperatura baixa, no máximo a 100ºC. Esta farinha é delicada e pode torrar se temperatura estiver muito alta.
  2. Coloque uma folha de papel-manteiga em uma forma retangular baixa.
  3. Espalhe a polpa do coco extraída do leite sobre esta forma, e com um garfo, espalhe bem as fibras que estiverem unidas.
  4. Coloque no forno e deixe desidratando por 30 minutos. Abra e mexa a cada 10 minutos  e desligue no final, deixando a farinha no forno para garantir por mais 10 minutos, as bordas podem ficar mais douradas, misture bem e volte ao forno.
  5. Ao retirar do forno, verifique com o toque se a farinha está bem seca. Caso sinta alguma umidade, volte ao forno por mais alguns minutos. Se a farinha estiver úmida, ela vai mofar dentro do recipiente.
  6. Retire do forno, deixe esfriar completamente, em torno de 30 minutos.
  7. Agora você pode escolher processar estes flocos para obter uma farinha ainda mais fina, ou manter esta textura. Se a intenção for usar em bolos e panquecas, melhor processar um pouco mais.
  8. Se decidir colocar a farinha em um processador ou liquidificador novamente, certifique-se que o aparelho esteja completamente seco. Se tiver alguma unidade, a farinha deverá secar novamente no forno antes de ser guardada.

Ao terminar o processo, guarde em um pote de vidro com tampa, feche bem e coloque na geladeira, pode ser mantida assim por até 1 ano. Mas acredito que ela não vai ficar sem uso todo este tempo com tantas receitinhas maravilhosas nas quais você poderá usá-la!

Farinha de coco pronta para consumo
Farinha de coco pronta para consumo

Em breve vou compartilhar algumas receitas deliciosas e nutritivas neste blog, você poderá recebê-las em primeira mão, basta cadastrar seu e-mail aqui.

Gostou destas dicas? Se sim, compartilha com mais pessoas que também podem gostar!

Ficarei muito feliz com o seu comentário ou dúvida! Use o espaço abaixo para contar se ficou com vontade de fazer ou se você já experimentou fazer leite de coco na sua casa!!

Um beijo enorme,

Taísa

0 thoughts on “Aprenda a fazer Leite de Coco e Farinha de Coco na sua casa

  1. Tai, amei a receita e finalmente hoje resolvi fazer!
    Por enquanto tenho uma jarra linda e branquinha de um leite delicioso, e a farinha fresca. Então surgiu uma dúvida: caso eu queira usar uma parte desta farinha no mesmo dia, para fazer pão por exemplo, é preciso passar pelo processo de secar? Ou o processo é somente para que não bolore quando armazene?
    Está lindo teu blog e volta e meia corro aqui quando quero alguma ideia do que cozinhar!
    Grata pela partilha!
    Beijos
    Fer

    1. Oie Fer querida! Gratidão pela visita e reconhecimento! Que alegria ler seu comentário aqui e saber que gostou da experiência de fazer seu leite e farinha de coco! Dá uma sensação muito gostosa fazer a própria comidinha! Com toda disponibilidade de coco que você tem será muito gostoso ter este leite fresquinho para as tuas receitas. Sobre a farinha, eu sugiro secar pelo menos uns 30 minutos pois acredito que a textura do pão pode mudar com a farinha úmida. Seria interessante testar, mas acredito que ao retirar a água misturada aos flocos você vai ter um melhor resultado, pois observo que a farinha fica mais fina e fácil de incorporar aos outros ingredientes quando está seca. Já para fazer um bolo mais molhadinho acho que não teria problema. Se resolver testar me conte o resultado por favor! Que bom que está gostando das receitas que compartilho, adoro saber que estão sendo úteis e fáceis de pôr em pratica! Gratidão pela pergunta e volte sempre que puder!
      Beijão
      Taísa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *