Lasanha de Beringela e Quinoa e Purê de Abóbora com Ervas

Se você está tentando incluir mais vegetais nas suas refeições e não sabe muito bem como fazer isso, eu te convido a experimentar estas duas receitas a seguir. Sem utilizar farinha nem derivados de leite, estas receitas são ótimas opções para quem tem alguma intolerância ou deseja manter um peso saudável.

Talvez você já tenha percebido que quando as temperaturas baixam, o nosso apetite  por alimentos com teor de gordura mais alto, carnes e carboidratos mais complexos, aumenta consideravelmente. Isso acontece pois o seu corpo está gastando mais energia para manter a o funcionamento dos órgãos internos e a temperatura corporal adequada. Até mesmo quando você treme de frio, é uma reação natural do organismo para gerar calor através das contrações musculares. Por isso o clima frio pede o aumento da ingestão de sopas, caldos, carnes se for a sua escolha, alimentos cozidos e mais densos, que vão garantir este “calorzinho” a mais. Mas não se deixe levar pela “desculpa” de que está frio e você pode “se acabar” comendo. Se estiver difícil de saber a hora e como parar, provavelmente suas emoções estão constrolando as suas ações, e é preciso treino e mudança de hábitos para sair deste círculo vicioso, ou escreva para mim agora, posso te ajudar  transformar esta situação.

Bom, sabendo que o seu organismo precisa de mais energia física naturalmente, devido ao clima mais frio, alguns alimentos vão ajudar a manter esta sensação gostosa de estar saciado e ter atendido o pedido do seu corpo. Então, que tal fazer uma lasanha e um purê bem cremoso para aproveitar a estação de forma mais saudável e nutritiva?

O purê é feito com abóbora ou moranga, que é rica em cálcio, importante para a manutenção dos ossos, fósforo, potássio para os músculos, e vitamina A que mantém a jovialidade da pele e é um importante anti-oxidante. Para a lasanha, geralmente um alimento mais pesado e calórico, substitua a massa de farinha tradicional por fatias finas de beringela, um alimento feito de 94% de água, que ajuda na diminuição do colesterol, regulariza a pressão sanguínea, ajuda no emagrecimento saudável pois é uma ótima fonte de fibras e ainda ajuda a manter a saúde do cérebro ao proteger as células de gordura nele encontradas.

Gostou de saber disso? Agora vamos as receitas, e eu realmente espero que você experimente pois elas são um sucesso aqui em casa e com os amigos!

Dicas para aproveitar melhor o tempo da preparação:

  • Você pode usar apenas quinoa ou apenas carne moída para a lasanha, ou combinar os dois. A quinoa é uma ótima fonte de proteína e de fácil absorção, leia mais sobre ela aqui.
  • Se usar quinoa, deixe de molho em uma vasilha com água por no mínimo 6h e troque a água 3x antes de usar.
  • Comece colocando a abóbora para assar. Enquanto isso prepare a lasanha.
  • Dica de ouro da minha amiga Fernanda Fernandes Krassuski, da Naturallus: Você pode usar as cascas da abóbora para fazer chips deliciosos! Basta temperar as cascas em lascas com suco de limão, azeite de oliva extra virgem, sal marinho ou do Himalaia, ervas desidratadas como orégano, alecrim, manjericão, e assar por 25 minutos em forno médio! Fica uma delícia e é cheio de fibras e nutrientes!
  • Separe as sementes da abóbora, lave bem, deixe secando e depois doure em uma frigideira com um pouco de óleo de coco. Você pode comer como um lanche ou misturando nas saladas ou sopas.
  • Após colocar a lasanha no forno para assar, você pode começar a fazer o creme branco de tofu, leva apenas 3 minutos e não precisa aquecer. Cubra a lasanha com este creme e sirva com acompanhamento de quinoa cozida ou vegetais refogados.

 Lasanha de Beringela e Quinoa

Purê de Abóbora Assada com Ervas

Ingredientes
  • 1 abóbora ou moranga cabotia média ou 1 butternut squash (para quem está no América do Norte)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Cominho, pimenta preta, açafrão, orégano, alecrim, manjericão, aneto, quais você preferir.
  • Algumas colheres de leite de amêndoas ou de coco para dar o ponto.
  • 1 colher de manteiga ghee ou manteiga orgânica (opcional)
Preparo
  1. Corte a abóbora em cubos de 3 a 4 centímetros, descasque e transfira para uma vasilha, espalhe azeite de oliva e temperos que preferir. Eu usei orégano, pimenta preta, cominho e açafão.
  2. Leve para assar em uma forma forrada com papel alumínio, em forno médio, por 45 minutos.
  3. Retire do forno e coloque para bater em um processador ou liquidificador, adicionando um pouquinho de leite de amêndoas ou de coco. 
  4. Bata até atingir a consistência desejada, se quiser mais firme não coloque muito líquido. Adicione a manteiga se usar e bata novamente.
  5. Acerte os temperos, adicione uma pitada de sal marinho se quiser. Sirva quente.

 

Lasanha de Beringela e Quinoa (versão vegana)

Ingredientes
  • 1 beringela grande ou 2 médias
  • 1 cebola média cortada em cubinhos
  • 3 tomates sem sementes cortados em cubos
  • 2 dentes de alho sem pele, bem picados
  • 2 xícaras pequenas de quinoa vermelha ou 4 xícaras de quinoa cozida. (Ou 500g de carne moída se preferir )
  • Um pacote pequeno (150g) de tofu macio orgânico
  • 3 a 4 xícaras de água fervente.
  • Azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco
  • Ervas como orégano, cominho, alecrim, e sal marinho.
Preparo
  1. Lave a beringela e corte em fatias pelo comprimento, de no máximo 1 cm de espessura. Coloque em uma travessa e cubra com água fervente para amaciar enquanto prepara o molho da lasanha.
  2. Aqueça uma panela funda, coloque um fio de azeite de oliva ou uma colher de óleo de coco. Adicione a cebola picada e deixe ficar transparente. Em seguida, adicione o alho picado e mexa rapidamente.
  3. Se fizer com carne, refogue com a cebola e o alho até ficar bem corada. Você pode fazer meio a meio, adicionando a quinoa depois, assim a lasanha de carne fica mais leve.
  4. Adicione a quinoa crua e coloque um pouco da água fervente. Se você já tiver quinoa pronta, adicione primeiro os tomates picados, deixe refogar por 10 minutos, depois adicione a quinoa para não cozinhar demais.
  5. Tampe e deixe refogar, mexendo de vez em quando. A quinoa crua leva em torno de 15 a 20 minutos para ficar pronta, mas se colocar a quinoa pronta, este tempo cai para 10 minutos.
  6. Depois que o molho estiver bem incorporado, desligue e comece a montagem da lasanha.
  7. Escorra bem as fatias de beringela, retirando o excesso de água (você pode usar para fazer uma sopa ou caldo).
  8. Coloque uma camada fina de molho em um refratário, cubra com as fatias de beringela, mais uma camada de molho, e repita o processo até acabar o molho. A última camada pode ser de beringela.
  9. Leve para assar em forno médio alto, por 30 minutos ou teste com um garfo para ver a consistência da beringela.
  10. Cubra com o molho branco de tofu e leve para aquece por mais 5 minutos no máximo.

Molho Branco Vegano

No liquidificador coloque em torno de 150g de tofu macio, 1 colher de azeite de oliva, orégano, 1 alho picado e bata por alguns segundos, até ficar homogêneo. Vá adicionando um fio de leite vegetal para atingir a consistência de creme, não precisa muito. Tempere com uma pitada de sal marinho,  orégano e reserve para cobrir a lasanha depois de assada.

Gostou desta receita? Então compartilhe com quem você gosta e deixe uma comentário aqui embaixo!

Como está a sua relação com a sua imagem? Como você se coloca no mundo? O que te dá prazer na vida? Clique aqui e saiba como eu posso te ajudar a gerar mais leveza na sua vida.


Taísa Bohrer é Coach de Alimentação Consciente, certificada em Nutrição Integrativa pelo Institute for Integrative Nutrition, é membro do The Center for Mindful Eating, instrutora de meditação, técnicas de relaxamento, e terapeuta holística de curas energéticas e emocionais.

2 thoughts on “Lasanha de Beringela e Quinoa e Purê de Abóbora com Ervas

  1. Tá, seu site está lindíssimo! Adoro passar por aqui!
    Gratidão pelas receitas bem detalhadinhas! Bjãooo

    1. Oi Suzana querida! Que alegria vê-la por aqui! Gratidão pelo carinho e feedback!!
      Continue me visitando por aqui sem pre puder!
      Um beijo enorme!
      Taísa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *