Receita de Cupcakes Integrais de Cranberries

Eu amo cozinhar, mas a minha paixão é preparar cupcakes e cookies!!

Por isso compartilho com você esta receita, que na verdade é uma base que pode ser usada para qualquer receita de bolo sem glúten e sem lactose. Usei cranberries pois recebi muitas através da minha cesta de produtos orgânicos que recebo semanalmente. Mas você pode brincar com os ingredientes e usar outras frutas da sua preferência!

Ah e esta ganache de chocolate 70% é para completar o sabor irresístivel dos cupcakes, com a cremosidade do leite de coco. Se você ainda não sabe, sou chocólatra e meus doces geralmente tem que ter uma pontinha de chocolate pelo menos! O que não fica bom com cacau não é mesmo?

Cranberries e seus benefícios para a saúde

Os cranberries são frutos da mesma família dos blueberries ou mirtilos, framboesas e amoras, e são originalmente encontradas no Canadá, Estados Unidos, em alguns lugares do Chile e da Europa. Sua cor vermelho-vivo indica a alta concentração de anti-oxidantes, responsáveis por beneficiar a saúde cardiovascular. Seu sabor in natura é cítrico, e tem baixa concentração de açúcar, lembra de longe o sabor de framboesa.

Os índios nativos da América do Norte já usavam esta fruta para tratar doenças do trato urinário há séculos. Hoje o seu potencial anti-inflamatório é conhecido por ajudar a evitar a cistite e infecções urinárias, bem como a incontinência urinária. Além disso, o cranberry ajuda a acalmar fluxos muito intensos durante a menstruação, o que pode ser um grande alívio para muitas mulheres que sofrem neste período. Também beneficia a saúde bucal e previne a formação de placas.

Na culinária canadense o cranberry é utilizado em molhos servidos com peru assado no Thanksgiving, é a festa de Ação de Graças celebrada na América do Norte, por exemplo, e mais frequentemente na forma de suco, assim como em outros países. No Brasil você pode encontrar esta fruta pelo nome de oxicoco, mirtilo-vermelho, arando-vermelho ou airela.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o cranberry, que tal experimentar uma receita nova, deliciosa para um chá da tarde, e ainda cheia de nutrientes para a sua saúde? E pode ser um belo lanche antes da sua atividade física pela alta concentração de fibras, gerando energia por mais tempo.

Aprendi a fazer estes cupcakes aqui no Canadá e como geralmente são receitas fáceis e rápidas, acredito que você também pode gostar! Mas se não tiver a forma especial tudo bem, use uma forma redonda pequena ou quadrada de 20 cm. Se você não encontrar cranberries na sua cidade você pode substituir por amoras, jabuticaba ou mesmo morangos picados! Esta receita é uma base que você adicionar qualquer fruta!

Já vou dizendo que pode virar um favorito aí na sua casa! O cupcake fica crocante por fora e fofinho e macio por dentro, e os cranberries derretem deixando um sabor cítrico que contrasta com o doce da ganache. As crianças vão adorar! Quem sabe esta seja uma opção para o lanche dos seus filhos? Você adicionar algumas gotas de chocolate em cada forminha antes de assar, vai ser sucesso na certa!

10578712_912138278810121_1153507870_n

Muffins integrais de Cranberries com Ganache

Rendimento: 12 muffins grandes    Preparo: 10 minutos

Forno: 20 minutos na forma de cupcakes ou 35 minutos em forma redonda

1 xíc. = 200g

Ingredientes
  • 1 xíc. de aveia em flocos ou farinha de aveia (sem glúten se preferir)
  • 1 xíc. de farinha de arroz integral
  • 6 col. sopa de amido ou fécula de mandioca (polvilho doce)
  • 1 col. sopa de fermento em pó
  • 1 col. chá de canela em pó
  • 1 xíc. e 1/2 de açúcar de coco ou 1 xíc. de açúcar demerara
  • 3 ovos caipira ou orgânicos
  • 1 xíc. de leite de amêndoas ou de aveia
  • 1/2 xíc. de óleo de coco
  • 1 xíc. e meia de cranberries congeladas (deixe fora do freezer por 30 minutos antes de colocar na massa)
Preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 400F ou 200C e arrume as forminhas de papel em uma forma de cupcakes ou apenas unte com manteiga.
  2. No liquidificador, bata a aveia em flocos por 30 seg, ou até formar uma farinha, não precisa ficar muito fina.
  3. Em uma vasilha grande, misture todos os ingredientes secos, até incorporar bem. Cuide para não deixar o açúcar empelotado.
  4. Em outra vasilha, separe as claras das gemas e bata com um fouet ou com a batedeira até ficar em neve. Adicione uma gema de cada vez e misture lentamente. Acrescente o leite e o óleo, sempre mexendo devagar.
  5. Adicione este creme ao recipiente com os ingredientes secos, misture delicadamente por menos de 1 minuto.
  6. Adicione uma xícara de cranberries e misture até incorporar todas ingredientes. Deixe algumas cranberries para adicionar manualmente no topo dos muffins antes de pôr no forno se quiser que elas aparecem mais.
  7. Com um medidor pequeno ou uma colher, transfira a massa, enchendo as forminhas até a borda. Se usar uma forma inteira, escolha uma redonda ou quadrada pequena.
  8. Coloque no forno e asse por 20 min. ou até fazer o teste do palito e sair seco.
  9. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de retirar da forma.
  10. Espere esfriar completamente para cobrir com a cobertura de ganache e guarde o restante em um recipiente fechado por até 3 dias ou até 7 dias na geladeira.
Preparo da Ganache

Comece a fazer depois que os cupcakes estiverem assados e quase frios.

  • 100g de gotas de chocolate ou pedaços de chocolate 70% (procure pelas opções sem leite)
  • Aproximadamente 10 colleres de sopa de leite de coco sem açúcar

Preparo

  1. Sobre o fogo baixo, em uma panela pequena, misture um pouco do leite até começar a derreter o chocolate.
  2. Continue mexendo com uma espátula até incorporar bem o chocolate e o leite.
  3. Retire do fogo e misture o restante até atingir a consistência de ganache, um pouco mais firme.
  4. Espere os muffins esfriarem antes de cobrir com a ganache.

 

Gostou da receita? Ela é uma das favoritas aqui em casa! Experimente e me conte o que achou!

Um beijo.

 Taísa

Está precisando de ajuda para incluir mais alimentos saudáveis na sua rotina?  Clique aqui para saber mais sobre os serviços que ofereço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *