Cupcakes Proteicos de Chocolate – Saciedade, equilíbrio e sabor!

Uma das minhas paixões é ir para a cozinha desenvolver novas receitas, usando o que eu tenho na despensa no momento. E neste dia, eu queria criar algo prático e que pudesse ser transportado facilmente para um lanche.

Quando estou criando uma receita ou mesmo fazendo algo já conhecido, me sinto uma alquimista misturando diferentes substâncias e imaginando como vai ser o resultado, mas sem me apegar a algum objetivo específico. E coloco toda minha atenção no que estou fazendo, as vezes nem música eu ouço para não me distrair, é mesmo uma meditação. Isso me ajuda a “esvaziar” a mente, e a focar no agora, por isso recomendo muito que você experimente esta prática na sua próxima aventura na cozinha rsrs.

E esta receita saiu incrível de primeira! Ficou leve, com a massa aerada devido as claras batidas. Ao meu paladar, ficou no ponto perfeito de doçura, e o cacau não ficou forte demais, (como acontece algumas vezes por aqui rsrs).

As fibras da aveia e da quinoa trazem saciedade por mais tempo, já que eu usei a versão em flocos das duas. Usei farinha de arroz integral pois é que tem a consistência mais parecida com a de farinha de trigo branca, porém sem glúten, e como eu andei comendo bastante glúten ultimamente, melhor pegar leve. Quem come alimentos  industrializados com frequência pode se beneficiar ao cozinhar com ingredientes sem glúten, o excesso de qualquer coisa é sempre o maior problema.

cupcake choco e quinoa

Devido a combinação de bons ingredientes, estes cupcakes tem uma quantidade de proteína bem maior que uma receita tradicional, e usando gorduras e carboidratos de qualidade, o resultado é um lanche que não gera picos de insulina no sangue, e mantém a saciedade por um período mais prolongado.

Muitas pessoas sentem fome perto das 16 ou 17h, e só vão conseguir comer novamente após as 20h ou mais tarde, então esta refeição precisa ser leve e ainda ter uma boa quantidade de fibras, proteínas e gorduras para segurar a fome e nutrir o corpo de verdade.

Cupcakes chocolate e quinoa

Além disso, eu usei um pouco de proteína vegetal de lentilha, quinoa e amaranto (orgânicos e de grãos germinados). Eu a comprei pois estou com bem menos tempo livre e tenho usado nos smoothies de vez em quando (bem de vez em quando).

Agora chega de papo, vamos a receita que ficou boa demais!!! Eu não consegui esperar um minuto sequer para esfriar e fui experimentar… tente esperar e me conta depois se conseguiu!

 

CUPCAKES PROTEICOS DE CHOCOLATE

Rendimento: 12 cupcakes médios

Tempo de preparo: 15 minutos + Tempo no forno: 15 a 20 minutos

Ingredientes

  • 3 ovos, gemas separadas das claras
  • 4 col de sopa de manteiga derretida
  • 2 col de sopa de azeite de oliva ou de óleo de coco
  • 1 xíc de farinha de arroz integral ou de meia de farinha integral + meia de amido de mandioca
  • 1 xíc + 2 col de sopa de quinoa em flocos (ou substitua com 1 xíc de aveia em flocos)
  • 1 xíc de açúcar demerara ou mascavo, ou de açúcar
  • 3 col de sopa de cacau em pó
  • 3 col de sopa de proteína vegetal sabor chocolate (ou substitua por 1 col de sopa de cacau em pó + 2 col de sopa de açúcar)
  • 1 col de sobremesa cheia de fermento em pó
  • ½ xíc de leite vegetal ou água morna aproximadamente
  • 1 col de chá rasa de canela em pó
  • Um punhado de lascas de coco, cacau nibs, ou nozes ou sementes de abóbora para decorar e adicionar uma “crocância” e gorduras boas, importantes para o equilíbrio hormonal

Preparo

  1. Ligue o forno para pré-aquecer na temperatura de 180C ou 350F. Prepare as forminhas de cupcake, esta receita rende 12 como os da foto. Forminhas de silicone não precisam ser untadas, forminhas de papel também são uma boa opção se você tiver a forma especial. Numa forma quadrada de 20 cm. esta receita levaria uns 30 a 35 minutos para assar.
  2. Separe as gemas das claras e reserve. Se os ovos estiverem na geladeira, retire uns 5 minutos antes de começar a usar para a temperatura se adequar.
  3. Em uma vasilha funda, coloque a farinha, a quinoa em flocos ou aveia em flocos, o açúcar, o cacau em pó, a canela em pó, a proteína vegetal ou a substituição e o fermento. Misture bem e reserve.
  4. Coloque a manteiga para derreter em uma panela pequena no fogão, alguns segundos em fogo baixo é o suficiente. Coloque o óleo de coco ou azeite de oliva junto. Você pode usar apenas os óleos vegetais como o de coco ou o de oliva, a diferença é que a manteiga dá uma estrutura mais macia, e os outros deixam um pouco mais ressecado. Não deixe ferver, apenas derreta até que possa misturar bem.
  5. Bata as claras a mão (uns 5 minutos) ou com batedeira até ficar bem aerado, misture uma gema por vez mexendo devagar.
  6. Adicione as gorduras (manteiga, óleo de coco e azeite de oliva) aos ovos e misture levemente.
  7. Transfira este líquido para a vasilha com os ingredientes secos. Mexa lentamente, adicionando a água ou o leite vegetal aos poucos.
  8. Transfira a massa para as forminhas, enchendo de forma que fique um pouco mais alto que a borda no meio. Eu decorei com cacau nibs e lascas de coco, fique a vontade para usar outras coberturas crocantes como sementes de abóbora, nozes, amêndoas, gotas de chocolate, chia… Uma ótima ideia é inserir algumas framboesas ou pedaços de morango no meio da massa, ficaria uma delícia também!
  9. Coloque para assar por 15 minutos. Depois dos primeiros 5 minutos, diminua um pouco o fogo se o seu forno for muito forte. Faça o teste do palito após os 15 minutos, se sair molhado deixe mais 5 minutos assando. Eu deixei mais 5 minutos no forno desligado e ficou no ponto que eu gosto!

Retire do forno e tente esperar uns 5 minutos para desenformar e se deliciar! A massa fica bem leve, então se desenformar ainda quente os cupcakes podem quebrar.

Gostou da receita? Conte para mim o que achou aqui nos comentários e compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Cupcakes Proteicos de Chocolate – Saciedade, equilíbrio e sabor!

    1. Que bom saber que gostou da receita Ana Paula! Volte para contar o que achou depois de experimentar! Um beijo enorme!
      Taísa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *