Creme de Castanha de Caju

Opção vegana ao creme de leite tem a consistência cremosa e é rica em benefícios para a saúde!

Eu testei várias opções para substituir o creme de leite nas receitas, e agora que achei um substituto a altura, não tenho mais esta preocupação! Lembrando que tudo bem usar creme de leite se você não tiver intolerância ou alergia, porém eu venho nesta caminhada por uma vida com menos produtos de origem animal possível, e também por que gosto de variar e trazer outros alimentos de forma inovadora para as minhas preparações.

No caso do creme de leite, vejo muitas pessoas substituírem por creme de soja ou de tofu, o que não é tão positivo assim, visto que a soja do Brasil e no mundo inteiro, é quase toda de produção transgênica, cheia de agrotóxicos e pode provocar alterações hormonais em homens e mulheres.

Outro dia eu queria fazer um estrogonoffe mais leve, sem lactose e que ficasse tão cremoso quanto o tradicional, então surgiu esta ideia, de utilizar castanhas para criar a cremosidade tradicional da receita!

Eu tinha castanhas de molho, pois minha intenção inicial foi fazer leite de castanhas, porém quando vi este creme branco no liquidificador, fiquei apaixonada pela consistência cremosa e deixei assim. Foi teste mesmo, e valeu a pena!

As castanhas de caju são as vezes negligenciadas por serem mais abundantes no Brasil, porém são alimentos riquíssimos em benefícios para a saúde. Elas são fontes de cálcio, mineral importante para regular a pressão arterial e manter a saúde dos ossos.  Também possui substâncias que ajudam a equilibrar a produção hormonal e a combater sintomas de depressão.  Assim como outras oleaginosas, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzem os níveis de triglicérides, diminuem o colesterol e o risco de hipertensão. As castanhas também ajudam na prevenção do câncer e podem até mesmo trazer benefícios para a pele e os cabelos e evitar o envelhecimento precoce.

Eu já usei de duas formas: no estrogonoffe  de camarão e grão-de-bico, que você poderá ver a receita clicando aqui, e como um substituto de requeijão!! Isso mesmo que você leu!!
Separei uma porção pequena, coloquei ervas desidratadas, orégano, alecrim, salsinha, sal rosa, alho em pó e misturei. Ficou toooooppp! Vou experimentar colocar um pouquinho de suco de limão para ver como fica o sabor e volto para contar.

A receita é tão simples que você pode rir, mas é por isso mesmo que estou trazendo ela, para todos perceberem que se alimentar saudável não precisa ser complicado.

12309368_1067648426592438_1847696764_n

Receita de Creme de castanhas de Caju – sem lactose, vegano

Ingredientes
• 250g de castanhas de caju cruas sem sal
• 1 xícara de água filtrada.

Preparo
1. Deixe as castanhas de molho em água filtrada por pelo menos 12h,  em uma vasilha tampada. No momento em que for preparar o creme, descarte a água, e lave algumas vezes para eliminar os resíduos que atrapalham a digestão.
2. Coloque no liquidificador, as castanhas e 1 xícara de água filtrada, sem cobrir totalmente as castanhas. Quanto menos água colocar, mais cremoso fica.
3. Bata por alguns segundos, mexa com uma colher e continue batendo até atingir a consistência de um creme homogêneo. Faça o teste com uma colher. Eu deixei bater por uns 5 minutos para ficar bem cremoso. Guarde em um pote de vidro hermeticamente fechado por até 5 dias na geladeira.

Pode ser usada em preparações doces e salgadas, quentes ou frias. Também pode virar leite, apenas acrescente mais água até obter a consistência desejada!

O creme ficou com a consistência perfeita na minha opinião, um creme branco leve muito similar ao creme de leite comum, de sabor quase adocicado, e que passou no teste  na preparação do estrogonoffe. E o marido elogiou muito!

Dica: use o creme sempre no final do cozimento, com fogo baixo, pois se ferver as propriedades serão perdidas e a cremosidade não será a mesma!

Se gostou desta receita, me ajude a divulgar! Compartilhe nas redes sociais clicando na aba a esquerda! Leve a mensagem de mais saúde e equilíbrio aos seus amigos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *