Nutella caseira – Creme de avelã e cacau sem lactose

Quando comprei Nutella pela última vez, em dezembro de 2014, depois de ficar mais de um ano sem ter a bendita em casa, confesso que minha criança interior amou e queria dançar na cozinha, porém minha pele não gostou tanto assim. Dois dias depois da primeira colherada já apareceram as danadas espinhas. Apesar do sabor que realmente vicia (devido a mistura bombástica do açúcar refinado e gordura do óleo de palma), decidi fazer a minha “nutella” em casa e não vou passar aperto quando der vontade. E sinceramente, gostei muito do resultado.

Sobre a questão custo-benefício, dependendo de onde os ingredientes forem comprados, pode ser que fazer esta receita custe um pouco mais caro que comprar o produto pronto do mercado, porém você vai poder saborear a sua “Nutella” totalmente sem açúcar refinado, sem óleo de palma e sem lactose. Ao ler nas informações nutricionais, o açúcar vem em primeiro lugar, o que indica a sua maior concentração em relação aos outros ingredientes. Logo depois vem o óleo vegetal, que é neste caso é o óleo de palma, e em terceiro lugar leite desnatado. O cacau está quase em último lugar e a sua participação na receita da Nutella está entre 6 e 7%.

A foto abaixo apresenta de uma forma um tanto chocante o que tem em um “inofensivo” pote de Nutella, como você pode ver o açúcar com certeza é o ingrediente principal do produto.

356332_b

Não estou dizendo que você NUNCA mais vai poder comer Nutella tradicional, nem acho correto fazer isso. Tudo tem sua hora, e as vezes podemos sair um pouco da linha. Mas ao meu ver, é nossa responsabilidade entender o que estamos levando para casa e o que estamos colocando para dentro do nosso organismo. E considerar que podemos comer outras coisinhas gostosas mas que são melhores para o nosso bem-estar geral.

Acredito ser importante ter consciência sobre as nossas escolhas, pois desejar ter Nutella sempre por perto pode ser um sinal de uma necessidade mais profunda de prazer, aconchego que pode estar sendo mascarada pelo consumo do doce. Convido você a refletiir sobre o que está por trás deste desejo por doces. Será que não está sendo uma fuga de olhar para algum aspecto da sua vida? Pense sobre a possibilidade de experimentar novas receitas que são tão gostosas quanto, porém muito mais saudáveis e benéficas a sua saúde! Sem falar que ao preparar a sua comida, você está dando o seu toque especial, a sua energia e carinho são transmutados para aquele alimento.

A receita que sugiro aqui para você, é adoçada com açúcar de coco, que tem o indíce glicêmico bem menor que o açúcar refinado, ou então com tâmaras, que são frutas de  geralmente encontradas em mercados árabes, sua cor é um marrom brilhante e o sabor caramelizado é realmente delicioso.esta iguaria contém carboidratos simples e complexos, que levam mais tempo para ser absorvidos pelo organismo.

O cacau usado sempre deve ser o mais puro possível, para conservar as suas propriedadesanti-oxidantes, e ainda ajuda manter a sensação de bem-estar e prazer. Potencializando as gorduras boas junto com o cacau, está o óleo de coco, que ajuda a acelerar o metabolismo, promove a saúde do coração e do cérebro.

nutella saudavel

Esta delícia cremosa tem aquele sabor inconfundível das avelãs, e possui nutrientes que melhroram a pele, unhas e cabelo, é rica em anti-oxidantes, gorduras boas para o coração, é fonte de acido fólico, nutriente importante para mulheres grávidas.

Então bora experimentar essa delícia?

Creme de avelãs com cacau – Nutella caseira

Livre de açúcar refinado e lactose

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes

  • 400g  de avelãs
  • 5 col. (sopa) de açúcar de coco ou  4 tâmaras deixadas de molho em água (por 2h)
  • 6 a 7 col. (sopa) de leite de amêndoas ou de coco sem açúcar
  • 3 col (sopa) de óleo de coco
  • 3 col. (sopa) cheias de cacau 100% em pó

Dica: você pode tostar as avelãs no seu forno caso compre elas cruas. Basta espalhar as avelãs uniformemente sobre uma forma retangular, levar ao forno a 180C por no máximo 10 minutos. A cor deve ficar levemente dourada e a casca soltando facilmente. Retire do forno e coloque no meio de dois panos de prato, friccionando para retirar parte das cascas, mas um pouco vai ficar e isso ajuda na cor do creme de avelãs.

Preparo

  1. Retire as tâmaras da água e coloque no processador para obter uma pasta, e reserve. Você pode substituir as tâmaras por 5 colheres de açúcar de coco ou açúcar mascavo.
  2. No processador limpo, triture as avelãs até virar uma farinha bem fina, ao ponto de começar a grudar.
  3. Se preferir mais cremoso, bata por mais tempo. Passe uma faca pelas bordas para deixar homogêneo.
  4. Derreta o óleo de coco em uma panela pequena  ou por 10 segundos no microondas, o leite de amêndoas aos poucos e bata até misturar. Não coloque tudo de uma vez, se precisar acerte o sabor no final.
  5. Bata mais um pouco e adicione o cacau em pó e as tâmaras. O sabor da nutella caseira vai depender da qualidade do cacau que você usa. Procure optar sempre pelo cacau 100% puro e orgânico.
  6. Adicione mais leite ou água se preferir, até atingir o ponto desejado.
  7. Experimente e acerte o sabor se precisar.
  8. Coloque em uma jarra de vidro e guarde na geladeira por até 7 dias.
  9. Aproveite este creme de avelã com banana, morangos ou rice cakes.

Espero que você tenha gostado desta receita! Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

Taísa Bohrer é Coach de Alimentação Consciente, especializada em saúde integrativa pelo Institute for Integrative Nutrition (NY) e sua missão é ajudar as mulheres que querem se sentir mais confiantes e bonitas de dentro para fora através de escolhas mais conscientes, ao transformar a mentalidade e a relação entre o corpo físico, emocional e mental.

Fonte da imagem: Pinterest yummyhealthyandeasy.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *