Receita de Crackers Veganos Salgados

Para receber os amigos ou ter uma opção de lanche salgado, esta receita de Crakers Veganos de linhaça, tahini e ervas é perfeita para agradar a todos!

Eu havia feito uma receita parecida usando a polpa de alguns sucos da minha semana detox, e ficou muito saboroso também, mas pensei que nem todas pessoas vão ter os resíduos para aproveitar, então elaborei esta receita que usa ingredientes fáceis de encontrar e que a maioria das pessoas tem em casa. Além disso, tornei a receita vegana ao utilizar a linhaça para dar a liga no lugar do ovo. Não que eu não ame ovos, mas eu prefiro comê-los cozidos ou fritos com a gema mole, aproveitando ainda mais as suas vitaminas e nutrientes.

Esta receita é tão simples quanto a conta de 2+2, e basta 35 minutos entre preparo e tempo de forno para ficar pronta. Você pode congelar parte da massa no formato de crakers e colocar para assar quando quiser. Neste caso vá até o passo 8 do preparo, leve ao freezer e quando estiverem bem firme, retire os crakers e coloque em uma saco plástico bem fechado. Depois é só assar retirar do freezer e colocar direto no forno pré-aquecido, e assar por 30 a 40 minutos.

Receita de Crackers de Linhaça, Tahini e Ervas

Ingredientes:
  • 1 colher de linhaça moída hidratada em 3 colheres de água (usando aqui como ovo vegano)
  • 240 ml – 1 xícara cheia de sementes de linhaça inteiras
  • 120 ml – meia xícara de quinoa cozida ou crua (eu já tinha pronta e quis usar, mas é opcional)
  • 480 ml- 2 xícaras de mix de farinhas (eu uso farinha de arroz integral, de aveia e de coco, além de aveia em flocos) Use a farinha que você tiver, e procure  trazer um pouco mais de fibras para aumentar a crocância do biscoito.
  • 3 colheres de sopa de tahini (manteiga de gergelim ou manteiga comum)
  • Em torno de 2 colheres de sopa de ervas desidratadas como orégano, dill, alecrim, coentro, as que você quiser utilizar.
  • 1 colher de chá de açafrão da Terra (cúrcuma) e/ou páprica.
  • 1 colher de chá de sal grosso moído (do Himalaia ou marinho)
  • 1 colher de chá bem rasa de sal fino.
  • Leite de coco ou amêndoas o suficiente para umedecer, em torno de 1 xícara (foi de olho conforme precisava)
  • 3 colheres de sopa de sementes de gergelim ou de girassol (opcional)
Preparo:
  1. Ligue o forno em 180C e forre uma forma retangular com papel anti-aderente.
  2. Em uma vasilha média, misture as farinhas, a linhaça inteira, os sais e as ervas com uma espátula.
  3. Adicione a linhaça hidratada, o tahini, um pouco de leite e comece a mexer com uma colher.
  4. Vá adicionando mais leite e comece a trabalhar a massa com as mãos, até formar uma massa pesada, que fique unida como uma massa de pão densa, que fica grudando nas mãos.
  5. Transfira toda massa para a forma, espalhando uniformemente com as mãos.
  6. Cubra a massa com uma folha de papel antiaderente e aperte com as mãos, espalhando do centro para os lados para ficar mais fina.
  7. Vá usando as mãos para alisar ou um rolo, cuidando para manter a massa uniforme e sem rachaduras. Quanto mais fina ficar a massa mais crocante ficam os crakers.
  8. Depois de corrigir as falhas e apertar bem a massa para ficar unida, passe um cortador de pizza formando crackers em tamanhos iguais. Quanto menor o tamanho, mais rápido eles assam.
  9. Leve para assar por 20 a 30 minutos, cuidando para não torrar.
  10. Abra o forno e faça o teste,  quando você conseguir retirar um cracker inteiro e perceber que está bem firme e se solta da forma com facilidade, está pronto.
  11. Deixe esfriar por uns 5  minutos e bom apetite!
Se fizer estes crackers compartilha lá no Facebook  ou no Instagram e me marca com  a hashtag #alimentaçãoconsciente ou #taisabohrer, eu adoro ver as receitinhas sendo usadas e espalhadas!

Um beijo,

Taísa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *