Bolo de Chocolate “Abre Sorrisos”!

Tarde de sexta-feira chuvosa, estou estudando e bate aquela vontade de algo docinho e saboroso. Penso no que poderia fazer para o lanche da tarde que nutra não só o desejo do meu corpo de algo reconfortante mas também seja um carinho, uma expressão do meu amor pelo meu ser. E esta conversa teria que ter chocolate no meio mesmo! Então fui pensando nos ingredientes que tinha em casa, e comecei a pensar no que poderia sair.

O processo de criação de uma receita pode ser assim, surpreendente e fácil ao mesmo tempo, utilizando o que você já tem na despensa. Eu tinha  farinha de coco e leite de coco, veja como você pode fazer eles em casa aqui, grão-de-bico cozido, cacau cru em pó, ovos e castanhas, então pensei que um bolo molhadinho seria a melhor opção! E lá fui eu inventar gostosuras na cozinha!

Chamei de “Bolo de chocolate abre-sorrisos”! Pois esta foi a minha reação depois do primeio pedaço!! Fui saboreando lentamente, de olhos fechados as vezes, sentindo cada nova nuance de sabor que aparecia. O cheiro pela casa estava incrível, me senti dentro de um café aconchegante e coloquei minha musa Norah Jones como trilha sonora deste encontro comigo mesma. Aos poucos, esta meditação ia chegando ao fim do primeiro pedaço, bem lentamente, enquanto eu colocava a colher no bolo macio e servia mais um pedaço. Isto é comer com consciência, tendo atenção plena no momento, mastigando devagar e sentindo cada aspecto do alimento que você está ingerindo.

E se você torceu a testa para o grão-de-bico, leia aqui os benefícios maravilhosos para o bom-humor e para aumentar a sensação de prazer e bem-estar.

bolodechocolate

Bolo de chocolate Abre-sorrisos!

Ingredientes
  • 2 ovos orgânicos
  • 1 xícara e meia de xícara de farinha de coco ou de arroz integral
  • 1 xícara de açúcar de coco ou demerara (não fica muito doce)
  • 2 xícaras de grão-de-bico cozido e escorrido
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó 100% (usei cru mas pode ser o comum)
  • ½ xícara de leite de coco ou de amêndoas
  • 1 colher de chá de manteiga ou de óleo de coco para untar
  • 3 castanhas do Brasil ou 6 amêndoas picadas grosseiramente
  • 1 pitada de sal do Himalaia ou outro sal
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de fermento em pó (opcional, se quiser mais fofinho)

Para a cobertura

  • 2 colheres de polpa de coco derretida ou óleo de coco
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa açúcar de coco
  • Leite de coco o bastante para diluir

Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180C ou 350F, prepare uma forma de cerâmica ou de vidro pequena, de até 20 cm.
  2. Coloque no liquidificador na sequinte ordem:  metade do leite, metade do grão-de-bico, metade do açúcar, o cacau, os 2 ovos inteiros, a segunda metade do grão-de-bcico, e a segunda metade do leite.
  3. Ligue o liquidificador e bata por alguns segundos, desligue e passe uma colher pelas bordas para misturar bem. Ligue novamente e misture até ficar homogêneo.
  4. Coloque o restante dos ingredientes, a farinha, o açúcar e bata, se a massa estiver muito pesada, coloque um pouquinho mais de leite para ajudar a bater e raspe as bordas para ficar homogêneo.
  5. Após misturar bem toda a massa, acrescente as castanhas do Pará ou amêndoas e bata mais um pouco para triturar, ou apenas adicione a massa se já tiver triturado antes.
  6. Unte uma forma de 20cm quadrada ou redonda pequena com a manteiga ou óleo de coco, despeje a massa e leve a assar em forno de 30 a 40 minutos, temperatura de 180C ou 350F
  7. A partir de 30 minutos, fure  bolo com um palito e veja se está assado. Se você usar fermento, ele vai sair seco, se não usar, vai estar mais molhadinho, como um brownie.
  8. Retire do forno, deixe esfriar 10 minutos antes de cortar.
  9. Conserve em pote bem fechado ou na própria forma por ate 2 dias, e depois disso na geladeira por até 4 dias.
Preparo da cobertura de chocolate

Aqueça em fogo baixo o leite com o óleo de coco ou polpa de coco, o cacau e o açúcar, misture sempre até ficar mais consistente. Prove e se precisar acrescente mais açúcar. Desligue e cubra o bolo com a calda. Sirva com chá ou aprecie como uma sobremesa! Se sobrar, o que será difícil, leve para a geladeira em pote fechado por até 4 dias.

Gostou da receita? Compartilhe e comente!!

Vou adorar ver as suas fotos também , me marque no Facebook, adoro ver e compartilhar quando alguém faz uma das minhas receitas!

Dia 27 de outubro estarei ao vivo em um hangout gratuito! Será como se estivéssemos na minha sala conversando sobre “Coisas de Mulher”! Para saber como participar clique aqui e se inscreva!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *