Receita de Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate – Versão com ingredientes mais saudáveis

A vontade de um bolo daqueles bem tradicionais bateu por aqui e lá fui eu para a cozinha praticar a meditação ativa: colocar a minha atenção no momento enquanto preparo algo delicioso e com amor!

Eu não conheço uma pessoa que não goste de bolo de cenoura com cobertura de chocolate! É um clássico! E com clássicos é melhor não brincar muito, não é? Maaasss…

Eu corri para um livro de receitas que eu escrevi todo a mão (deve ter mais de 50 receitas!!), e que sabia que tinha uma receita incrível de bolo de cenoura, tanto que o nome é: “O Melhor Bolo de Cenoura do Mundo”! Pode rir aí, mas eu falo sério, a receita é maravilhosa!

bolo de cenoura 6
Massa leve, fofinha e sem esfarelar!

Eu não quis substituir muito os ingredientes originais pois o meu desejo era um bolo fofinho e leve, daqueles que não tem erro, sabe? Então eu fiz 4 trocas para tornar a receita um pouco mais saudável que a original.

  1. Substituí a farinha branca por polvilho doce (fécula de mandioca), assim diminuí a quantidade de glúten pela metade. Caso eu tivesse aveia, teria feito a farinha com ela e usado no lugar da farinha de trigo integral. A farinha de amêndoas pode dar um resultado muito parecido também.
  2. O leite de vaca foi substituído por leite de amêndoas, que eu fiz poucos dias atrás. Você pode ver como fazer clicando aqui. O leite pode ser também de castanha-de-caju ou de coco, que vai dar um toque especial a esta receita. Eu adoro os leites vegetais feitos em casa pois eles conservam muito mais as propriedades e não têm conservantes nem espessantes, como os industrializados.
  3. O fermento comum, que tem alumínio na sua composição, foi substituído por uma mistura de vinagre de maçã orgânico e bicarbonato de sódio, muito mais saudável. Lembre que você precisa misturar os dois somente na hora de colocar na massa, pois a combinação gera uma reação química que começa a borbulhar, e nós queremos bolhas de ar para deixar o bolo mais levinho!
  4. Diminuí a quantidade de açúcar refinado total, que era de uma xícara e meia. Eu coloquei 3/4 de açúcar mascavo e um pouco menos de 1/2 xícara de açúcar cristal.

bolo de cenoura 2

Lembrando, este bolo é para ser apreciado com presença e moderação, como qualquer alimento, ok? Comer um pouco de açúcar lá de vez em quando não vai fazer a diferença na sua saúde e vida, e sim os seus hábitos diários!

Eu já fiz esta receita apenas com açúcar mascavo e não gostei da textura, ficou doce demais e muito molhado, então caso você quiser experimentar, é possível também, mas não indicaria. Eu também não experimentei com estévia, o único adoçante que eu usaria, mas que deve ser usado em uma quantidade 4x menor do que o açúcar normal pois ele tem o sabor mais intenso. O açúcar demerara é um pouco menos processado que o açúcar cristal, e não mudaria tanto a textura e cor do bolo.

Para quem curte fazer receitas veganas, os 2 ovos podem ser substituídos por 3 colheres de sopa de linhaça dourada moída na hora. Basta adicionar a linhaça já moída com as cenouras, e deixar uns 15 minutos antes de usar para ela gerar a liga que parece com a clara do ovo. Neste caso o açúcar deve ser misturado aos líquidos no liquidificador aos poucos.

Quando eu testar outros ingredientes eu virei compartilhar as minhas impressões em forma de notas  neste mesmo post. Mas tenha certeza de que, se você deseja um bolo leve e fofinho, daqueles para o café da tarde, com o sabor bem suave de cenoura, esta receita aqui vai te satisfazer muito!

Deixe o seu comentário contando o que achou e se tem alguma sugestão para eu experimentar na próxima vez!

IMG_1869

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE

Serve até 10 porções. Tempo de preparo: 15 + 45 minutos no forno

Ingredientes

Para o bolo

  • 1 e 1/2 xíc de farinha de trigo integral (ou de aveia ou de amêndoas se quiser sem glúten)
  • 1 xíc de polvilho doce (fécula de mandioca)
  • Aproximadamente 2 xícaras de cenouras picadas (2 a 3 cenouras)
  • 2 ovos caipira, separe as gemas
  • 3/4 xíc de açúcar mascavo
  • 1/2 xíc de açúcar demerara ou açúcar branco
  • 1 col de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 col de chá de vinagre de maçã
  • 1/2 xíc de óleo de coco derretido ou ½ de óleo de girassol
  • Aproximadamente 1/2 copo de leite vegetal

Para a cobertura

  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100% ou 60g de barra de chocolate 70% cacau
  • 1 colheres de sopa cheia de óleo de coco sólido ou 2 col de óleo de coco derretido
  • 2  a 3 colheres de sopa de açúcar de coco ou demerara (se usar o chocolate em barra pode ser menos açúcar
  • Em torno de 3/4 de copo de leite de amêndoas, leite de castanhas ou de leite de coco (se colocar mais leite, vai ficar um pouco mais líquido, depende do seu gosto)
Preparo
  1. Unte uma forma redonda de fundo removível, ou quadrada de 20cm, pré-aqueça o forno a 180 graus ou 350 F.
  2. Misture em uma vasilha grande os ingredientes secos, exceto os dois açúcares e o bicarbonato de sódio.
  3. Lave e pique as cenouras, coloque no liquidificador com o leite de amêndoas e bata até triturar bem.
  4. Adicione no liquidificador o óleo de coco derretido e bata novamente por 30 segundos, depois reserve.
  5. Em outra vasilha, bata as claras até atingirem o ponto de neve.
  6. Continue batendo e adicione as gemas uma a uma.
  7. Adicione os dois tipos de açúcar aos poucos, enquanto bate, até ficar homogêneo. Ver notas abaixo.
  8. Na vasilha com as farinhas, coloque a mistura líquida e vá mexendo aos poucos até misturar.
  9. Misture o bicarbonato e o vinagre de maçã em um recipiente separado e incorpore na massa.
  10. Leve para assar por 45 minutos, temperatura de 180 graus ou 350F , ou até ficar com o topo de cor alaranjada ou caramelo como a foto acima mostra.
  11. Faça o teste do palito e se sair seco, retire e deixe esfriar por pelo menos 10 minutos antes de cobrir com a calda ou desenformar. Se não estiver bem seco, desligue o forno e deixe o bolo lá dentro por mais 5 minutos.
Cobertura de chocolate
  1. Se usar o chocolate em barra, pique em pedaços e derreta em banho-maria em uma panela pequena antes de juntar os demais ingredientes e continuar a receita. Se usar o cacau em pó, siga os passos a seguir.
  2. Coloque o óleo de coco e o leite de amêndoas em uma panela pequena, acrescente o cacau em pó e mexa com uma colher de pau ou espátula de silicone.
  3. Leve ao fogo baixo ou banho-maria caso a chama seja muito forte. Adicione o açúcar depois que o líquido estiver homogêneo. Eu gosto do sabor meio-amargo, então prove antes de desligar. Aproveite para ir acostumando o seu paladar com um sabor menos adocicado.
  4. Continue mexendo devagar até que comece a borbulhar e a calda fique mais encorpada.
  5. Desligue o fogo e continue mexendo por mais uns dois minutos.
  6. Cubra o bolo com a calda, quanto espalhando com uma colher. O óleo de coco vai ficar deixar a cobertura mais firme quando esfriar. Eu coloquei coco ralado sobre a cobertura, mas poderia ser nibs de cacau, nozes ou amêndoas picadas também

Notas:

  1. O açúcar mascavo pode ficar ressecado se tiver contato com o ar, neste caso quebre os pedaços que estiverem empedrados e deixe o açúcar mais solto antes de usar.
  2. Você pode usar apenas açúcar demerara se preferir, eu usei o açúcar mascavo pois tem mais nutrientes e dá um leve sabor caramelizado as receitas.
  3.  A receita da calda rende uma cobertura fina, como mostra a foto. Se você gosta de mais calda, dobre a receita.

Gostou desta receita? Compartilhe com quem você gosta!

Deixe o seu comentário, eu adoro saber se você testa as receitas que eu compartilho! Também adoro saber que truques você utiliza nas suas preparações!

Tem uma receita saudável que adoraria compartilhar? Envie a sua receita para o contato@taisabohrer.com e ela poderá aparecer por aqui com o seu nome!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *