Bolo de Banana Surpresa! Com chia, nozes e uva-passa

Uma das coisas que A-DO-RO no meu trabalho é dar o exemplo do quanto é possível comer com prazer e manter um estilo de vida saudável, com escolhas que favorecem a saúde e a energia vital. Então nada melhor do aliar a praticidade de receitas fáceis e simples com ingredientes naturais e cheios de nutrientes para facilitar a sua vida!

Bolo de Banana Surpresa leva nozes, uva-passa e aveia.

Além de ser delicioso, este bolo combina muitos benefícios para a sua saúde. A aveia e a chia garantem uma boa dose de fibras e de cálcio, além de ajudar a regular o trânsito instestinal e diminuir o colesterol. As uvas-passa dão um gostinho doce na medida certa, junto com o açúcar de coco ou melado, este último ajuda a diminuir os sintomas da TPM e cólicas, além de ser rico em ferro.

O nome Surpresa, vem da rapidez da preparação e dos ingredientes que vão na massa, como nozes, amêndoas e sementes de abóbora. Além de garantir crocância, estes alimentos são ricos em gorduras saudáveis, importantes para o equilíbrio da produção hormônal e do funcionamento saudável do sistema nervoso.  O óleo de coco por sua vez, pode ajudar quem deseja perder peso pois acelera o metabolismo, assim como a canela em pó. E as bananas são frutas maravilhosas, ricas em potássio e outros minerais tão importantes para a saúde.

Outro diferencial desta receita é que você não precisa usar liquidificador nem batedeira, pois pode fazer tudo a mão. Se você não quer fazer muita bagunça na cozinha e aproveitar melhor o seu tempo, esta receita será perfeita para você!

Bolo de banana
Imagem: Taísa Bohrer

Receita de Bolo de Banana Surpresa

Ingredientes:

  • 2 bananas médias maduras descascadas e amassadas
  • 1 ovo batido ou 1 colher de sopa de linhaça hidratada
  • 2 colheres de sopa chia
  • 3 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar
  • 1/2 xícara de aveia em flocos
  • ½ xícara de farinha de amêndoas ou farinha de arroz
  • 4 a 5 colheres de óleo de coco extra virgem
  • 5 colheres de açúcar de coco ou demerara, ou 2 colheres de sopa de melado
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
  • 3 colheres de nozes picadas, amêndoas em lâminas, sementes de abóbora
  • 3 colheres de sopa de uva-passa ou gotas de chocolate.

Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180C, unte uma forma retangular pequena (de bolo inglês) com óleo de coco ou manteiga e forre com papel manteiga se preferir.
  2. Bata o ovo com um garfo em uma tigela média. Amasse as bananas com um garfo em um prato raso e transfira para a tigela. Adicione a chia, a canela em pó e o açúcar ou melado e o óleo de coco. Misture bem com uma espátula até incorporar bem os ingredientes.
  3. Adicione a farinha de amêndoas ou de arroz, o coco ralado e uma parte da aveia em flocos. Misture bem, e vá adicionando mais aveia mas não deixe a massa muito pesada.
  4. Adicione as nozes picadas, amêndoas e sementes de abóbora, a uva-passa e misture um pouco.
  5. Acrescente o fermento em pó e mexa com cuidado. transfira para a forma untada, decore com coco ralado e coloque para assar por 25 minutos ou até fazer o teste do palito e sair seco.]
  6. Deixe esfriar por 5 minutos para desenformar e sirva com chá gelado de hibisco.

Venha falar comigo, como está a busca de uma vida mais saudável e a conexão entre corpo, mente e alma para você?

Gostou da receita? Então escreva para mim, contando o que achou e compartilhe com quem você gosta clicando em um dos botôes abaixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *