Beijinho de Coco e Cacau – sem leite e sem açúcar refinado

Doce feito com óleo de coco, chia e cacau é rico em benefícios a saúde.

Eu realmente adoro comer, sempre gostei.

Sinto prazer em ver a comida e sabendo que fui eu ou alguém especial que preparou, melhor ainda! Os sentimentos que colocamos na preparação mudam o sabor dos alimentos, é fato!

Então eu simplesmente faço o possível ( e as vezes mais do que isso) para preparar tudo o que gosto em casa, e como sou uma chocólatra assumida, é de se esperar que eu crie e desenvolva muitas receitas com cacau.

Tudo fica melhor com cacau! Além de ajudar a ativar o bom-humor, ele é cheio de anti-oxidantes, como o vinho e as frutas vermelhas! E para quem sofre com TPM ele é um aliado que ajuda a acalmar os sintomas deste período, se consumido com a concentração de no mínimo 70% cacau, e de preferência sem leite na fórmula.

O cacau é considerado uma “super comida” ou “superfood” pelos experts em alimentação saudável, como o David Wolfe, um dos meus professores do Institute for Integrative Nutrition. E considera o cacau como o alimento mais rico em nutrientes e capaz de desacelerar o envelhecimento precoce e diminuir as chances de doenças cardiovasculares.

Sabendo disso, eu que não sou boba, escolho o cacau de melhor qualidade, sempre orgânico, pois o convencional é cultivado com mais de 30 agrotóxicos, e neste caso, todas propriedades do cacau vão ser praticamente anuladas pelo consumo de tantos aditivos químicos.

Por mais que o investimento seja um pouco maior quando compramos produto orgânicos, acredito que estamos não só cuidando da nossa saúde como incentivando aos produtores que continuem produzindo e comercializando estes alimentos, que ainda são minoria, porém um dia virão a ser muito mais acessíveis se mais pessoas se conscientizarem da sua qualidade e importância para a saúde de todos.

Bom, mas chega de papo. Desenvolvi esta receita pois senti vontade de comer algo que unisse os benefícios e sabor do cacau e do coco com a textura de um brigadeiro. Saiu então o Beijinho de Coco e Cacau, e ficou sinceramente, uma delícia divina!!

Experimente fazer para a próxima vez que receber visitas ou para compartilhar com as pessoas que ama. Como sempre, comida compartilhada é amor aumentado!

IMG_20150428_094351

Beijinho de Coco e Cacau

Sem glúten, lactose ou açúcar refinado.
Tempo de preparo: 30 minutos de preparo + 60 minutos na geladeira. Rendimento: 12 trufas médias
Ingredientes
  • 2 colheres de sopa cheias de óleo de coco orgânico
  • ¼ de um copo de leite de coco ou leite de amêndoas
  • 3 colheres de sopa cheias de cacau em pó 100% e orgânico
  • 2 colheres de sopa de geléia de tâmaras ou substitua por ½ xíc. de açúcar de coco
  • 2 xícaras de coco ralado orgânico sem açúcar
  • 4 colheres de farinha de amêndoas ou substitua por farinha de coco ou coco ralado.
  • Cravo-da-índia para enfeitar cada beijinho
  • 2 colheres de chia, amêndoas laminadas ou sementes de abóbora. (opcional)
Geléia de tâmaras

1 xícara de tâmaras sem caroço ou tâmaras desidratadas picadas. Coloque de molho na água quente por no mínimo 2 horas. Também pode ser deixado na geladeira em um recipiente de vidro fechado com tampa na noite anterior que for usar.

Em um processador coloque as tâmaras picadas e um pouco de água para facilitar, pulse várias vezes, retirando das bordas e misturando com uma espátula. Se precisar adicione mais água, até obter um creme com a consistência de caramelo. Guarde em um vidro com tampa por até 10 dias na geladeira.

Preparo

  1. Em uma panela pequena, derreta óleo de coco com o leite, misturando em fogo bem baixo.
  2. Acrescente o cacau em pó, a geléia de tâmaras ou o açúcar de coco.
  3. Continue misturando, sempre devagar e sem deixar grudar no fundo, incorporando todos ingredientes.
  4. Se depois de algum tempo o creme ainda estiver muito líquido, adicione mais açúcar ou cacau em pó, conforme o seu gosto.
  5. Mexa até o creme ficar com a consistência de brigadeiro, desligue o fogo e continue mexendo.
  6. Acrescente o coco ralado e a farinha de amêndoas aos poucos, até ficar uma massa grudenta, como a de brigadeiro.
  7. Leve o doce para a geladeira para firmar por 1 ou 2 horas.
  8. Retire da geladeira e forme bolinhas com as mãos.
  9. Para enrolar eu usei uma mistura de coco ralado e cacau em pó, pois lembra os confeitos de chocolate, mas você pode usar o que preferir.
  10. Arrume em forminhas e guarde em um pote de vidro com tampa, mantenha na geladeira por até 5 dias , se conseguir.

Dica: Incorpore chia, nozes, ou amêndoas para acrescentar crocância na massa antes de levar a geladeira.

Pode ser um lanche anterior a atividade física pois contém muita energia devido ao óleo de coco e a ao carboidrato das tâmaras ou açúcar de coco. Coma no máximo 2 trufas médias por dia.

Taísa é Coach de Alimentação Consciente, especializada em Nutrição Integrativa pelo Institute for Integrative Nutrition.  Alia práticas de mindfulness e coaching de saúde integrativa ao guiar pessoas no desenvolvimento de um estilo de vida leve, integral e feliz, ao integrar a alimentação saudável de corpo, mente e alma de forma holística.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *