Aprenda a receita caseira de Leite de Amêndoas e Coco

leite-sem-lactose-leite-de-amendoa

Vamos fazer leite de amêndoas e coco em casa?

Postei lá no Instagram a delícia que ficou meu leite caseiro de amêndoas e coco que fiz hoje (veja aqui)! Eu já tinha feito o leite de amêndoas, mas quis experimentar com este toque de coco, e ficou incrível!!

Eu amei a textura e o sabor, e não precisa adoçar, pois a polpa do coco dá aquele sabor maravilhoso, um doce suave que eu amo!!

A amêndoa é rica em proteínas, fibras e cálcio, portanto se você tem medo de substituir o leite animal por vegetal pela quantidade de cálcio,  não precisa mais pensar assim. As amêndoas fornecem magnésio e fósforo, estes nutrientes ajudam a saúde dos ossos, prevenindo, assim a osteoporose. Além disso, amêndoas são ricas em antioxidantes que melhoram a saúde da pele e cabelos, bem como o cérebro. Veja mais receitas com amêndoas aqui.

Já a polpa de coco além de contér uma boa dose de fibras, contém muitos nutrientes como cálcioselênio, magnésio, fósforo, zinco e outros. É fonte natural de gorduras saturadas que se consumidas em moderação, são benéficas a saúde e garantem muita energia, gerando mais saciedade e promovendo a saúde do sistema nervoso. Leia mais sobre os benefícios do coco aqui.

coconut-manna_thumb

Se você puder comprar o coco e retirar a polpa em casa seria ideal, mas alguns mercados vendem a polpa ralada, então vale um pouco de curiosidade e procura neste sentido. Eu encontrei a polpa vendida como um purê, que parece uma manteiga de coco, mas na verdade é a polpa do coco que é bem cremosa. A imagem mostra o produto que comprei aqui, na seção dos produtos “saudáveis”, nem todos são viu, tem que ter atenção! Esta polpa de coco é orgânica e GMO-free.

CM

Receita de Leite de Amêndoas e Coco

Para fazer em torno de 1l de leite vegetal você vai precisar de:

  • Um liquidificador ou processador, uma espátula ou colher
  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • 2 colheres de sopa de polpa de coco ou 3 colheres de coco fresco ralado ou meia xícara de coco fersco em pedaços.
  • 3 a 4 xícaras de água filtrada,  a seu gosto
Preparo
  1. Deixe de molho em água filtrada, 1 xícara de amêndoas por 12h, troque a água algumas vezes antes de usar.
  2. Escorra as amêndoas e enxágue bem.
  3. Bata no liquidificador ou processador com um pouco de água filtrada, dê intervalos e ajude a misturar com uma espátlula ou colher.
  4. Adicione mais água conforme as amêndoas vão sendo trituradas e fiquem com o aspecto de creme quase homogêneo. Certifique-se de triturar bem as amêndoas antes de começar a adicionar mais água.
  5. Transfira o leite para uma tigela grande passando por um coador grande ou uma toalha de algodão, espremendo bem o líquido.
  6. Reserve o bagaço na geladeira,  para fazer farinha ou ricota de amêndoas.
  7. Após espremer bem o bagaço, o leite de amendoas está pronto, agora você pode voltar ao liquidificador e adicionar duas colheres de sopa do purê de coco, ou coco ralado. Se usar o coco em pedaços, coloque uma parte do leite para bater e vá adicionando aos poucos.
  8. Bata novamente por 3 minutos em potência alta.
  9. Transfira para um vidro com tampa, feche bem e guarde na geladeira por até 5 dias.

Você pode usar este leite de sabor suave para fazer smoothies, bebidas cremosas, bolos, cremes e molhos!!

Gostou desta receita? Então compartilha na sua página do Facebook, ouo com quem você gosta! E quero saber o que achou, conte aqui nos comentários!

11942257_1022001544490460_1600111124_n

5 thoughts on “Aprenda a receita caseira de Leite de Amêndoas e Coco

  1. Bom dia, Taisa!
    A polpa de coco e a mesma a coisa oleo de coco?
    Muito grata por compartilhar a receita.
    bjaoo

    1. Olá Renata!
      A polpa de coco é diferente do óleo de coco. A polpa é aquela parte branca interna, com a qual se produz o coco ralado, o leite e o óleo de coco. O óleo de coco é extraído da polpa, concentrando praticamente toda gordura do coco. No youtube existem vídeos mostrando como fazer o óleo de coco em casa! Eu prefiro comprar pois leva bastante tempo para fazer.
      Se fizer o leite venha me contar aqui o que achou!
      Muito obrigada pela pergunta e pela sua visita!
      Um beijo querida!

  2. Olá, Taísa!
    Adoro seu site, suas dicas e suas receitas maravilhosas e saudáveis. Grata por tudo!
    Você poderia dizer como faço para comprar esta polpa de coco, por favor?
    Obrigada e muita energia, saúde e satisfação na sua vida!
    Beijo grande.
    Márcia

  3. Olá, Taísa!
    Amo seu site, suas dicas e suas receitas maravilhosas e saudáveis. Obrigada por dividir tanto conhecimento conosco, multiplicando tantos benefícios!
    Você poderia dizer como faço para comprar esta polpa de coco?
    Obrigada sempre!
    Muita energia, saúde e satisfação na sua vida!
    Beijos.
    Márcia

    1. Olá Márcia!
      Gratidão pelas palavras carinhosas! Fico muito feliz em saber que estou passando algo útil e positivo para as pessoas!
      A polpa de coco pode ser encontrada em alguns mercados específicos, eu estou em Montreal, aqui tenho comprado em mercados comuns como Maxi e IGA, mas no Brasil acredito que em lojas de produtos naturais ou na internet você encontre com mais facilidade. Você pode experimentar fazer a polpa em casa, triturando a polpa de coco ralada fresca e aquecendo com um pouco da água, vou tentar fazer e se conseguir esrevo para você aqui. Mas quando faço o leite de coco, a polpa que sobra transformo em farinha, mas ela pode ser cozida e filtrada, depois processada para virar um purê. Espero que tenha ajudado a responder a sua pergunta! Gratidão pela visita e volte sempre!
      Um beijão
      Taísa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *