7 Alimentos que amenizam a ansiedade de forma natural

Conheça quais comidas incluir no cardápio para ter mais calma e bem-estar físico e mental

São 6h30 da manhã, seu alarme dispara. Você acorda, dá vontade de ficar na cama, mas já começou a pensar na reunião que vai ter mais tarde no trabalho e a imaginar que seu chefe talvez não esteja num bom dia, afinal “ontem já foi bem complicado”, pensa. Você vai para o banho e enquanto tenta esquecer o chefe, lembra-se do encontro da sua família que vai acontecer no próximo final de semana, no qual novamente terá que ouvir comentários sobre ainda não ter casado ou engravidado. Você revira os olhos e já sente a angústia de ser alvo dos questionamentos dos familiares. Sem perceber, você já está lá, criando e vivendo estas cenas nada agradáveis como se fossem reais.

Então, seu coração começa a bater mais rápido, sua respiração fica mais ofegante e superficial, você toma seu café às pressas enquanto pega sua bolsa e sai de casa. Sem saber que o café só aumentará ainda mais sua ansiedade. Sua mente não está no agora, mas sim no futuro, imaginando o que poderá acontecer, mesmo que talvez nem seja como você pensou. Identificou algo parecido na sua vida cotidiana?

Este é o momento em que você está “alimentando a sua ansiedade”. Eu comento sempre que não existem pessoas ansiosas, na realidade elas têm momentos de ansiedade. E ao alimentá-los, os níveis deste sentimento vão aumentando até causar algum mal-estar físico, como dores de cabeça ou nas costas, enxaquecas, constipação, indigestão ou ainda algum problema de saúde mais grave, caso a ansiedade seja alimentada com muita frequência.

A ansiedade também aumenta os níveis de cortisol no sangue, pois faz disparar o estresse, o que prejudica sua saúde física e emocional. Ao se manter em um estado ansioso por muito tempo, a pessoa sobrecarrega seu coração, podendo agravar o quadro de quem já apresenta hipertensão ou predisposição a outras doenças cardiovasculares.

Além de utilizar terapias de relaxamento e Meditação para amenizar a ansiedade, você pode se beneficiar com a prática de uma alimentação saudável para contribuir com o seu equilíbrio emocional e mental. Como coach de alimentação consciente, eu ajudo pessoas que têm uma vida agitada a conhecerem melhor os alimentos, entenderem como seus nutrientes, preparo e energia interagem, para quem deseja viver com bem-estar integral e com consciência das suas escolhas. A saúde integrativa, da qual sou estudiosa, aprofunda este conhecimento sobre os alimentos e seus efeitos no corpo físico e emocional, o que aumenta a consciência sobre a importância do cuidado com a alimentação, utilizando a comida estrategicamente conforme o que o organismo mais está precisando em determinado momento.

Veja a lista com os 7 alimentos para reduzir a ansiedade de forma natural clicando aqui. Este artigo foi publicado originalmente no site Personare, do qual sou colaboradora.

Clque abaixo para aprender receitas nutritivas e saborosas que tem propriedades anti-ansiedade e melhoram o humor.

Quer receber mais dicas como estas no seu e-mail? Basta clicar aqui e se cadastrar,  envio dicas e reflexões com todo meu amor para quem deseja uma vida mais positiva, leve e saudável!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *