5 Ideias para um café da manhã mais saudável e sem pão!

Começar a sua manhã de forma positiva pode ser o diferencial você ter um dia saudável e produtivo. Após passar horas dormindo sem ingerir nenhum alimento, a primeira refeição da manhã é essencial para o funcionamento em harmonia do seu corpo e mente.

A rotina atribulada somada aos hábitos mantidos por muitos anos, parece nos empurrar a escolher alimentos de preparação “rápida ou 0“, que nos façam ganhar tempo, porém o que não percebemos é que estamos gerando desequilíbrios no nosso organismo, ganhando peso e possíveis doenças que podem vir no pacote.

De acordo com a enquete que fiz na minha página do Facebook, a maioria das pessoas gostaria de mudar o hábito de comer pão pela manhã, mas por não conhecer outras opções rápidas e gostosas, não consegue sair desta rotina. A questão é que existem SIM alternativas mais saudáveis e práticas para ter um café da manhã nutritivo e fácil de preparar! E eu vou te contar as  minhas opções favoritas para começar o dia com toda energia e vitalidade. Mas antes quero falar um pouco sobre as razões de substituir o pão por outros alimentos no café da manhã.

ALIMENTOS REFINADOS SÃO POUCO NUTRITIVOS

O consumo de pão ou biscoitos, principalmente aqueles feito com farinha de trigo refinada (branca), que é pobre em nutrientes e fibras, não nos fornece carboidrato de qualidade para ser transformado em energia e manter o funcionamento do nosso corpo em ordem. Se formos comparar, comer pão branco e açúcar branco é praticamente a mesma coisa, pois os dois são fontes de carboidratos simples, que são convertidos em glicose e absorvidos rapidamente na nossa corrente sanguínea. Aí temos aquele pico de energia seguido de uma queda muito brusca, fome e mau-humor. Por isso o consumo de pão causa um certo vício, assim como qualquer produto refinado, sejam os grãos ou açúcares.

Os pães fabricados com farinha integral tem a vantagem de conter muito mais fibras e nutrientes que os pães brancos, mas ainda sim devem ser consumidos com precaução, de acordo com a bio-individualidade de cada pessoa.

O POLÊMICO E FAMOSO GLÚTEN

Existe a questão muito atual da sensibilidade ao glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, e derivados destes grãos e em muitos outros produtos. A farinha de trigo é a mais usada comercialmente na fabricação de pães, bolachas, massas, tortas, barras de cereais, e outros tantos itens que não caberia aqui neste texto. O consumo de glúten pode causar a doença celíaca, que é um desequilíbrio auto-imune do intestino delgado e prejudica a absorção de nutrientes e pode causar até câncer.

Os sintomas mais comuns da doença celíaca incluem inchaço abdominal, gases, diarréia, fezes claras, dor de estômago, erupções na pele, anemia, fadiga crônica, tonturas, convulsões, sensações de formigamento, úlceras, cãibras, e dores musculares. Cada pessoa pode apresentar um grau de sensibilidade diferente a esta proteína, portanto ao ingerir alimentos com glúten é possível que os sintomas não apareçam de forma tão intensa para todos. O que não significa que estas pessoas estão livres dos efeitos nocivos do glúten.

Nos últimos anos, a atenção voltada a este assunto tomou proporções gigantescas. Talvez por que as pessoas estão procurando entender melhor o que está na comida delas e por descobrir que o glúten pode causar desde desconforto e até doenças, no caso das pessoas celíacas. Outra, porque a indústria alimentícia viu aí um grande mercado a ser explorado, e para o bem e para o mal, hoje existem os mais diversos tipos de produtos gluten-free, alguns saudáveis, outros piores do que os tradicionais.

Portanto, mesmo que você não apresente intolerância ao glúten, a substituição do pão por outros alimentos pode aumentar a variedade de nutrientes e vitaminas na sua alimentação, assim como melhorar a sua disposição e energia!

Fazer uma refeição saudável no começo do seu dia aumenta as chances de você continuar fazendo boas escolhas durante o dia inteiro, portanto se você está procurando por mais saúde e bem-estar comece pelo café da manhã já!

Tem até uma receita que você pode deixar pronta na noite anterior, quer mais praticidade que isso!?

Cherry-Berry-Parfait-850x1275

1. PUDIM DE CHIA E FRUTAS VERMELHAS

Pode ser feito na noite anterior e mantido na geladeira em um vidro fechado.

Além de possuir propriedades antioxidantes que ajudam a manter a jovialidade, esta opção é perfeita para quem está buscando o seu peso saudável pois é rica em fibras e proteínas, garantindo a saciedade por mais tempo..

Tempo de preparo: 5 minutos    Rendimento: para 1 pessoa

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de leite de amêndoas, de coco ou de aveia
  • 1 col. de sopa de sementes de chia
  • 1 banana bem madura cortada ao meio.
  • 1/2 xíc. de frutas vermelhas como morangos, amoras, uvas  ou framboesas.
  • 1 col. de sopa de sementes de abóbora crua ou de gergelim
  • 1 col. sopa de amêndoas laminadas ou inteiras

Preparando na noite anterior, a chia absorve o líquido e incha, ficando com a consistência cremosa. Comece amassando uma metade da banana, coloque a chia, o leite vegetal e misture, depois leve a geladeira por no mínimo 30 minutos em um vidro fechado. Agora no vidro que for servir, intercale camadas deste creme com as frutas picadas e as sementes. Adicione as frutas vermelhas ou qualquer outra fruta que tiver em casa, coloque as sementes de abóbora e as amêndoas no topo se quiser elas mais crocantes. Feche e leve a geladeira , no dia seguinte basta abrir e saborear!

facebook cover

2. SUCO VIDA LONGA

Ótima pedida para quem quer se sentir mais disposto logo pela manhã! Você pode colocar num copo fechado com canudo e ir tomando no caminho para o trabalho, faculdade, etc.

Tempo de preparo: 5 a 7 minutos

Ingredientes:

  • 1 folha grande de couve lavada
  • 1 maçã lavada com casca, cortada em pedaços e sem as sementes
  • 1 punhado de uvas, morangos, mirtilos ou a fruta vermelha que você preferir.
  • 1 copo de leite de amêndoas, de coco ou de aveia, ou água filtrada
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim natural sem açúcar ou duas colheres de amendoim, ou duas colheres de amêndoas
  • gelo e mel, melado ou açúcar mascavo se quiser adoçar
  • Nibs de cacau ou coco ralado para enfeitar (opcional)

Em um liquidificador, bata a couve com um pouco de leite vegetal ou água. Adicione a maçã, as frutas e mais um pouco de líquido para ajudar a bater. Quando estiver homogêneo adicione os demais ingredientes, deixando o gelo por último. Sirva em um copo grande e tome em seguida. Não pode ser deixado na geladeira porém pode ser congelado por até 5 dias.

Omelete com Espinafre

3. OMELETE COM ESPINAFRE

Comer ovos no café da manhã ajuda a promover a sua atividade cerebral, memória e ainda diminui a vontade de comer doces durante o dia!

Tempo de preparo: 5 a 10 minutos

Ingredientes:

  • 1 col. chá de manteiga ou óleo de coco
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara de espinafre lavado e cortado
  • sal e pimenta preta a gosto
  • 3 colheres de sopa de abacate ou meio avocado pequeno
  • 2 colheres de tomate picado ou tomates-cereja (opcional)

Preparo: Aqueça uma frigideira média. Bata os ovos com um garfo e adicione os temperos. Coloque a manteiga para derreter, refogue o espinafre por alguns segundos. Adicione os ovos, mexa com a espátula para incorporar o espinafre e tampe por alguns minutos. Vire quando um lado estiver firme e deixe terminar de cozinhar. Amasse o abacate com um garfo, coloque dentro do omelete e adicione o tomate picado e temperos. Fica uma delícia!

Crepe de chocolate e banana

 

4. CREPE ANTI-TPM

Preciso falar mais alguma coisa? A combinação de cacau, banana e canela em pó é perfeita para aqueles dias tensos ou mesmo quando estamos precisando de um carinho na alma.

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:

  • 1 banana grande bem madura
  • 1 ovo inteiro (orgânico)
  • 1 colher de sopa de farinha de amêndoas oufarinha de arroz
  • A ponta de uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
  • 1 colher de chá de cacau em pó
  • canela em pó a gosto
  • 1 fio de mel ou melado
  • 1 colher de sopa de iogurte grego integral ou manteiga de amendoim (opcional)

Coloque uma frigideira média para aquecer com manteiga ou seu óleo de preferência (óleo de coco é sugerido). Amasse a 1/2 banana com um garfo, coloque em um bowl, adicione o ovo, o cacau, a farinha de amêndoas,  o fermento em pó e bata até ficar homogêneo. Quando a frigideira estiver quente, transfira o conteúdo do bowl para ela devagar. Tampe e deixe assar por uns 2 a 3 minutos . Vire a panqueca e deixe por mais 1 minuto. Retire com a ajuda de uma espátula, coloque o iogurte grego, meia banana picada em rodelas e polvilhe canela em pó por cima. Imagine seu dia começando com esta delícia!!

11011748_966191903404758_8701576539009296347_n

5. DIA DE PREGUIÇA EXTREMA

Ok, você não precisa fazer pratos bonitinhos senão quiser (eu como com os olhos). A ideia é levar a energia necessária para o seu corpo funcionar corretamente. Mesmo assim, não caia na armadilha de pegar aquele biscoito cheio de conservantes e sabores artificais no posto de gasolina e sair comendo.  Se você aquecer a frigideira enquanto está pegando os alimentos na geladeira, você ganha tempo. Aprenda a se organizar antes de começar. Em 5 minutos você prepara e come esta refeição, ou seja, sem desculpas para não se alimentar bem.

Preparo: 3 minutos

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 colher de chia
  • 1 colher de farinha saudável
  • uma pitada de sal
  • manteiga ou óleo de coco
  • meio avocado ou 3 colheres de abacate maduro ( cottage se preferir)
  • Aqueça a frigideira com a manteiga ou óleo de coco. Bata os ovos com a chia e a farinha saudável. Coloque os ovos para fritar, tape e deixe por 3 minutos, depois vire e frite do outro lado. Enquanto isso, corte o avocado, amasse com um garfo, tempere com sal e limão e reserve para rechear a panqueca. Retire da frigideira, coloque em um prato, recheie e sirva.

O mais importante é você lembrar que cada pessoa reage de uma forma e cada organismo tem a sua bio-individualidade, e deve ser respeitada! Portanto nada de achar que os resultados serão os mesmos para todos. Respeite o seu corpo e o seu ritmo, e se precisar de ajuda, estou aqui para te apoiar.

Pode ser que você leve uns 5 minutos a mais para preparar algumas destas refeições, porém você vai ganhar muito mais ao longo do seu dia. Energia, vitalidade, sensação de estar se cuidando e respeitando o seu corpo. Comece com uma pequena mudança e vá adicionando outras com o tempo. Mas faça algo pelo seu bem-estar.

E agora que você tem todas estas dicas, qual das opções você gostou mais? Qual delas você consegue se enxergar preparando e saboreando?

Se fizer uma das receitas, por favor compartilhe nas redes sociais com as tags #receitasdataisa e #amornacozinha.

Gostou das sugestões? Então compartilhe com que você gosta! Deixe o seu comentário, dúvidas ou sugestões abaixo ou escreva para contato@taisabohrer.com, vou adorar saber como eu posso te ajudar a mudar de hábitos.

Crédito imagem Pudim de Chia:  Vanessa Vickery

Crédito demais imagens: Taísa Bohrer

0 thoughts on “5 Ideias para um café da manhã mais saudável e sem pão!

  1. Olá Taísa,
    Gratidão por compartilhar receitas tão deliciosamente saudáveis!!! Imprimi para experimentar todas!!!!! E enviei para amigas queridas tbm 😉
    Abraços,
    Márcia

    1. Oi Márcia!
      Obrigada pelo carinho! Volte para dizer o que achou das receitas!
      Beijos.

    1. Olá Janine! Obrigada pela sua pergunta. A gordura dos ovos não é maléfica como se pensava antes, pesquisas recentes comprovaram que o consumo de gordura saturada não é o principal causador de doenças cardiovasculares. Além do mais que, as pessoas não estão doentes por comer comida de verdade, e sim por comer muitos alimentos processados e cheios de produtos artificiais. Comer de 1 a 2 ovos por dia, dependendo da pessoa, faz é muito bem! Um beijo

  2. Oi! Obrigada pelo conteúdo!!
    Referente a última receita, o modo de preparo não ficou muito claro para mim. O resultado final é um omelete + a banana com aveia e canela? Como se fossem duas receitas?
    Agradeço a atenção,
    Graziela

    1. Olá Graziela, muito obrigada pela visita aqui e pelo comentário!
      A última receita pode ser feita separada em duas sim, você pode comer a banana com a aveia e canela separada dos ovos mexidos, ou você pode misturar tudo na frigideira, também fica muito bom, neste caso vira um mexido doce!
      Espero ter respondido sua pergunta, e volte sempre!!

      Beijos

    1. Olá Sìlvia! Gratidão pela visita e pelo comentário aqui!
      É uma alegria poder compartilhar estas receitas e dicas com quem deseja mais qualidade de vida!
      Se quiser, compartilhe com seus amigos, assim mais pessoas podem aprender também!
      Beijos
      Taísa

    1. Olá Jaqueline, obrigada pela visita! Embaixo dos ovos tem um biscoito de arroz integral, que eu gosto as vezes quando quero algo crocante!
      Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *